Como levantar fundos para seu projeto na internet?

Recurso do crowdfunding é cada vez mais popular, mas precisa de planejamento e trabalho duro para vingar

    Quase sem burocracia e quase sem intermediários, seu projeto sai do papel graças ao apoio do povo. O escritor realiza sua obra sem editora. O veículo de mídia chega às ruas sem anunciantes. O empreendedor deslancha seu produto sem ter que pedir empréstimo ao banco. Essa é a promessa do crowdfunding.

    O termo, que em inglês significa literalmente “financiamento da multidão” e que no Brasil se chama também de financiamento coletivo, descreve um mecanismo de custeamento de projetos, em que um número grande de pessoas ou entidades contribuem com diferentes valores, de acordo com sua disposição. Com as ferramentas e o alcance propiciados pela internet, o crowdfunding se tornou uma prática corriqueira. Um relatório britânico apontou que, em 2015, a arrecadação por meio desse modelo alcançou cerca de US$ 34,4 bilhões em todo o mundo. Em 2012, o número era de US$ 2,7 bilhões, o que evidencia o quão espetacular é o crescimento da prática.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.