“Em face do acúmulo de conhecimentos em cada ramo das ciências e da crescente especialização das técnicas, o estudante moderno somente poderá obter, ao nível da graduação, os conhecimentos básicos de sua ciência e de sua profissão”, dizia o texto do documento do Ministério da Educação que inaugurou, em 1965, a regulamentação dos cursos de pós-graduação no Brasil. Mais de cinquenta anos depois, a importância do conhecimento extra proporcionado por esse tipo de curso vem atraindo mais e mais estudantes.
Nas últimas duas décadas, cresceu o número de brasileiros ingressando em cursos de pós-graduação, que abrangem de especializações conhecidas como MBA a doutorados. De acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra Domicílios), em 2002, 385 mil pessoas declararam terem se educado até o nível do mestrado ou doutorado. Em 2015, o número era de 567 mil. É uma tendência internacional: entre 1998 e 2006 o número de doutorados nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) aumentou 40%.