Um guia para identificar quando uma fruta está madura

Melão, abacate, limão, maçã e manga. Você sabe identificar o ponto ideal para o consumo de cada uma dessas frutas? Então veja estas dicas

    Frutas têm ciclos de vida complexos. Em algum ponto, entre sua infância “verde” e a velhice “passada”, elas atingem o auge: estão coloridas, a casca está hidratada, a consistência ora rígida começa a malear, seu suco está doce. Saber o momento certo de consumir uma, portanto, é uma questão de saber o que procurar, para onde olhar (ou ouvir, ou cheirar).

    Cada fruta tem seu próprio “pico”, o estágio ideal de amadurecimento. Há ainda frutas que se viram muito bem longe do “pé” e continuam a amadurecer aceleradamente mesmo depois de colhidas. São os chamados frutos climatéricos, que produzem etileno (o “hormônio do amadurecimento” vegetal) de forma independente, caso de maçãs, bananas, mangas e abacates. 

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.