Revisitando o ‘Second Life’, o primeiro metaverso
Foto: Reprodução/Second Life

Revisitando o ‘Second Life’, o primeiro metaverso

A reportagem do ‘Nexo’ criou seu próprio avatar e mergulhou na experiência pioneira de simulação da vida em realidade virtual. Criado nos início dos anos 2000, jogo é relembrado após anúncio de Mark Zuckerberg sobre o futuro do Facebook

    O “Second Life” causou frisson quando foi lançado, nos primórdios dos anos 2000. Primeiro jogo comercial a simular a vida em um ambiente 100% digital, chegou a ser saudado por analistas como “o futuro da convivência”.

    No Brasil, o jornal Estado de S. Paulo publicou mais de 300 textos sobre o tema entre 2005 e 2010. Uma delas, inclusive, anunciando uma iniciativa própria na plataforma: o “MetaNews”, um jornal virtual que seria publicado inteiramente dentro do jogo. No Fantástico, programa da TV Globo, o “Second Life” foi apresentado em 2007 como um “universo paralelo”, uma tendência que parecia próxima de se consolidar no mundo todo.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.