120 anos de Pixinguinha, palavra que resume a música popular brasileira
Foto: Acervo Pixinguinha/IMS

120 anos de Pixinguinha, palavra que resume a música popular brasileira

Também neste ano, comemora-se o centenário de ‘Carinhoso’, clássico da MPB de sua autoria. Como músico, compositor e arranjador, ele teve participação definidora no que se entende hoje pela música brasileira

Temas

O diminutivo carinhoso do apelido esconde a forma superlativa usada por músicos, críticos, pesquisadores e admiradores quando falam de Pixinguinha. Ficou conhecida, por exemplo, a frase do historiador e crítico Ary Vasconcelos: “Se você tem 15 volumes para falar de toda a música brasileira, fique certo de que é pouco. Mas se dispõe apenas do espaço de uma palavra, nem tudo está perdido. Escreva depressa: Pixinguinha”.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Gosta do nosso jornalismo?

Somos um jornal independente, por assinatura, e sem publicidade, financiado por vocês, nossos leitores. Jornalismo de qualidade no qual você pode confiar.

  • → O essencial para estar bem informado todos os dias
  • → Notícias de forma clara, equilibrada e organizada
  • → Newsletters exclusivas
  • → Acesso a nossos gráficos e especiais

Esteja conectado com o melhor da informação.
Torne-se um assinante. Junte-se ao Nexo!