O setor público cresceu desde meados da década de 1980, impulsionado principalmente pelos municípios. Segundo o estudo “Três décadas de evolução do funcionalismo público no Brasil (1986-2017)”, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apenas um em cada dez servidores públicos no país é da esfera federal. De 1986 a 2017, o número de vínculos municipais aumentou 276%, saindo de 1,7 milhão para 6,3 milhões. Isso quer dizer que o Executivo municipal é o maior empregador do setor público no Brasil. E quase metade das ocupações corresponde aos profissionais de educação e saúde: professores, médicos, enfermeiros e agentes de saúde. Eles ganham, em média, um terço do salário dos servidores federais.
‘Os agentes de saúde agregam valor às suas comunidades’
Conheça Henio Marques, o agente comunitário de saúde reconhecido por criar projetos que aumentaram o bem-estar das comunidades de Serrinha, no interior da Bahia
Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.