Profissão

‘Os agentes de saúde agregam valor às suas comunidades’

Conheça Henio Marques, o agente comunitário de saúde reconhecido por criar projetos que aumentaram o bem-estar das comunidades de Serrinha, no interior da Bahia

O setor público cresceu desde meados da década de 1980, impulsionado principalmente pelos municípios. Segundo o estudo “Três décadas de evolução do funcionalismo público no Brasil (1986-2017)”, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apenas um em cada dez servidores públicos no país é da esfera federal. De 1986 a 2017, o número de vínculos municipais aumentou 276%, saindo de 1,7 milhão para 6,3 milhões. Isso quer dizer que o Executivo municipal é o maior empregador do setor público no Brasil. E quase metade das ocupações corresponde aos profissionais de educação e saúde: professores, médicos, enfermeiros e agentes de saúde. Eles ganham, em média, um terço do salário dos servidores federais.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Gosta do nosso jornalismo?

Somos um jornal independente, por assinatura, e sem publicidade, financiado por vocês, nossos leitores. Jornalismo de qualidade no qual você pode confiar.

  • → O essencial para estar bem informado todos os dias
  • → Notícias de forma clara, equilibrada e organizada
  • → Newsletters exclusivas
  • → Acesso a nossos gráficos e especiais

Esteja conectado com o melhor da informação.
Torne-se um assinante. Junte-se ao Nexo!