Profissão

‘O serviço público precisa avançar muito em questões de raça’

Conheça Aline dos Santos, ouvidora da Empresa de Pesquisa Energética que trabalha na linha de frente do relacionamento com o cidadão, transformando reclamações em melhorias dos processos internos

Engenheira química de formação, Aline Maria dos Santos passou por diversos cargos na administração pública. Já foi professora, militar e, desde 2008, é ouvidora da EPE (Empresa de Pesquisa Energética). Integra o pequeno contingente de mulheres negras que têm cargos no setor público federal. De acordo com estudo elaborado por técnicos de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea (Instituto de Pesquisas Aplicadas), somente 7,5% das funcionárias públicas negras estão no nível federal que, via de regra, tem as melhores faixas de remuneração do funcionalismo público. Apesar de os negros ocuparem 47% dos empregos no setor público do país, essa parcela da população ainda é reduzida às carreiras menos valorizadas. Isso faz com que mulheres negras ocupadas no setor público tenham rendimento médio mensal no trabalho equivalente a apenas 45% daquele auferido por um homem branco.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Gosta do nosso jornalismo?

Somos um jornal independente, por assinatura, e sem publicidade, financiado por vocês, nossos leitores. Jornalismo de qualidade no qual você pode confiar.

  • → O essencial para estar bem informado todos os dias
  • → Notícias de forma clara, equilibrada e organizada
  • → Newsletters exclusivas
  • → Acesso a nossos gráficos e especiais

Esteja conectado com o melhor da informação.
Torne-se um assinante. Junte-se ao Nexo!