Uma editoria do Nexo dedicada a pensar futuros possíveis a partir de temas que são chave para transformar o Brasil e o mundo.

/ Sobre

O que

A Ponto Futuro é uma editoria do Nexo Jornal dedicada a pensar futuros possíveis a partir de temas que são chave para transformar o Brasil. Com cinco focos principais — Amazônia, ciência, clima, gestão pública e infância — a Ponto Futuro traz conteúdos para informar e inspirar leitores a imaginar e construir um mundo diferente.

Como

Com textos explicativos, opinativos, gráficos e outros formatos, o conteúdo da Ponto Futuro tem acesso livre e segue os princípios editoriais do Nexo — equilíbrio, clareza e transparência. Desde a sua fundação, o Nexo tem como principal motivação produzir um jornalismo que contribua para um debate público qualificado e plural, e que seja capaz de fortalecer a democracia brasileira.

A Ponto Futuro oferece aos leitores retratos de um Brasil em transformação e os caminhos para fazer escolhas informadas e ser um agente de transformação.

Por que

Na medida em que o Brasil e o mundo se recuperam da crise provocada pela pandemia da covid-19 e passam por momentos decisivos do ponto de vista político, econômico e social, a Ponto Futuro quer trazer debates, temas, dados e descobertas que ajudem a entender os desafios do presente e refletir sobre os rumos dos próximos anos.

O norte dessas reflexões é 2030, prazo estabelecido pelas Nações Unidas e referendado pelo Brasil para alcançar os indicadores dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Quem

Os conteúdos da Ponto Futuro são produzidos pela equipe do Nexo e por colaboradores do jornal.

A editoria conta com o apoio de parceiros com relevante atuação nos temas abordados. Graças a esse apoio, todos os conteúdos da Ponto Futuro têm acesso livre. Toda a produção da Ponto Futuro está pautada pela independência do jornal e segue os princípios editoriais do Nexo, de equilíbrio, clareza e transparência.