Uma editoria do Nexo dedicada a pensar futuros possíveis a partir de temas que são chave para transformar o Brasil e o mundo.

/ ApoiadoresA Ponto Futuro conta com o apoio de parceiros com relevante atuação nos temas abordados. Graças a esse apoio, todos os conteúdos da editoria têm acesso livre. Toda a produção da Ponto Futuro está pautada pela independência do jornal e segue os princípios editoriais do Nexo, de equilíbrio, clareza e transparência.

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que acredita que um mundo melhor para as crianças é um mundo melhor para todas as pessoas. Criado em 1994, o Instituto tem como missão cuidar dos direitos das crianças e seu desenvolvimento pleno, num mundo justo e sustentável. Para isso, desenvolve programas que buscam promover e inspirar novas possibilidades de mundo, combinando educação e advocacy, articulação e diálogo – incidência política e histórias bem contadas.

O iCS (Instituto Clima e Sociedade) é uma organização filantrópica que apoia projetos e instituições que visam o fortalecimento da economia brasileira e do posicionamento geopolítico do país, além da redução da desigualdade por meio do enfrentamento das mudanças climáticas e soluções sustentáveis.

O Instituto abraçou a sua missão com trabalho prático e estratégico, trazendo para o Brasil recursos de grandes doadores internacionais – e angariando fundos entre doadores brasileiros – para apoiar diversos agentes locais que lutam pelo país a fim de evitar os impactos negativos do aquecimento global.

Muito mais do que um intermediador de financiamentos, o iCS promove o diálogo entre setores, agrega conhecimento e estabelece redes de informação, de inteligência e de cooperação, visando alcançar o bem-estar da população.

De modo geral, trabalhamos na busca de três tipos de resultados: compromissos políticos e econômicos com maior ambição climática e justiça social; governança e mecanismos de controle mais eficazes de políticas que impactam o clima; e ecossistema de combate às mudanças climáticas mais robusto, com sociedade civil fortalecida e melhor interação entre setores.

O Instituto Serrapilheira é a primeira instituição privada sem fins lucrativos de fomento à ciência e à divulgação científica no Brasil. Foi criado em 2017 com o propósito de valorizar e aumentar a visibilidade do conhecimento científico. No intuito de fomentar uma cultura de ciência no país, atua em duas frentes: ciência e divulgação científica.

No âmbito da ciência, o Serrapilheira atua por meio de dois programas. O Programa de Apoio à Ciência, além de identificar e apoiar pesquisas de excelência de jovens cientistas, promove treinamentos e eventos de integração. Já o Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas oferece um treinamento transdisciplinar a estudantes que desejem cursar o doutorado em centros de pesquisa internacionais. Quanto à divulgação científica, o instituto identifica e dá suporte a projetos profissionais de jornalismo e mídia.

Desde sua criação, o Serrapilheira já apoiou mais de 200 projetos de pesquisa e de divulgação científica, nas seguintes áreas: ciências naturais (ciências da vida, geociências, física, química), ciência da computação, matemática e divulgação científica.

O instituto quer construir uma cultura de ciência no país por meio de fomento a novas práticas discursivas sobre ciência e consolidação de sua distribuição para públicos diversos, criação de espaços de diálogo e colaboração entre divulgadores e cientistas.

Vamos é uma parceria entre três organizações da sociedade civil — a Fundação Lemann, o Instituto Humanize e a República.org —, que atua para fortalecer as políticas para lideranças do setor público e terceiro setor por meio da valorização das pessoas.

Desde 2017, a Vamos tem apoiado uma série de iniciativas para articulação e mobilização de pessoas, saberes e recursos, promovendo e disseminando uma cultura de engajamento, valorização e gestão estratégica de pessoas que atuam no setor público e no terceiro setor.

O Movimento Pessoas à Frente, por exemplo, é uma iniciativa da Vamos que busca construir coletivamente diretrizes e evidências com objetivo de contribuir para uma gestão mais efetiva do Estado brasileiro, que entregue melhores serviços e políticas públicas para a população.

O Movimento é suprapartidário e é formado por especialistas, parlamentares, integrantes dos poderes públicos federal e estadual, sindicatos e terceiro setor, com visões políticas, sociais e econômicas plurais.