A Finlândia rumo à Otan sob ameaças redobradas da Rússia

Após décadas de neutralidade, país do norte da Europa diz que pretende aderir à aliança militar. Governo Putin promete retaliação. Entenda o que está em jogo nessa movimentação geopolítica

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, e o presidente do país do norte da Europa, Sauli Niinisto, disseram nesta quinta-feira (12) que pretendem entrar para a Otan “sem demora”. A Rússia, que justificou a invasão da Ucrânia devido à aproximação do vizinho com a aliança militar, disse que vai retaliar. O “Durma com essa” explica o que está em jogo nesse movimento geopolítico. O programa traz também o repórter especial João Paulo Charleaux comentando uma nova lei de imigração do Reino Unido, o redator Cesar Gaglioni falando sobre o embate da esquerda nas redes sociais e a editora-chefe da Gama Revista, Luara Calvi Anic, dando dicas culturais na seção “Achamos que vale”, inspirada na newsletter homônima que você pode assinar clicando aqui.

    Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Outros apps (RSS)

    Edição de áudio Roberto Soares

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.