As disputas e apostas que marcam a exploração espacial em 2021

Iniciativas de turismo como a de Jeff Bezos têm como pano de fundo processo de privatização do setor e nova corrida por hegemonia entre EUA e China

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    O bilionário americano Jeff Bezos, fundador da Amazon, fez um voo suborbital na terça-feira (20) a bordo de um foguete da sua empresa Blue Origin. Nove dias antes, foi a vez do britânico Richard Branson, com a Virgin Galactic. Iniciativas do tipo buscam explorar o chamado turismo espacial, mas também se relacionam com um processo de privatização do financiamento da exploração do espaço promovida por governos. O “Durma com essa” trata dos atores e as disputas que marcam a corrida espacial em 2021. O episódio também tem participação da redatora Mariana Vick, que fala sobre os cuidados necessários em meio ao recuo da pandemia no Brasil, e do repórter especial João Paulo Charleaux, que comenta a viagem do vice-presidente Hamilton Mourão para Angola.

    Assine o podcast: Soundcloud | iTunes | Google | Spotify | Deezer | Outros apps (RSS)

    Colaborou Roberto Soares

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.