Como estava o Brasil na véspera do primeiro caso de covid-19

Registro de infecção aconteceu no dia 26 de fevereiro de 2020. Um ano depois, país bate recorde de média móvel de mortes por dia pela doença

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte de nossos conteúdos são exclusivos para assinantes, mas esta seção é de acesso livre sempre. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

Um ano após o registro do primeiro caso de covid-19 no Brasil, o país superou a marca de 250 mil mortos e vive a pior fase da doença, com a ameaça de novas variantes do vírus, pico de internações e ritmo lento de vacinação. Nesta quarta-feira (24), a média móvel de óbitos bateu um novo recorde: 1.129 pessoas morreram em média nos últimos sete dias, o maior número desde o início da pandemia. O “Durma com essa” relembra como o Brasil estava na véspera do registro do seu primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus. O programa traz ainda o repórter especial João Paulo Charleaux falando sobre a vacinação na Europa e a redatora Isabela Cruz explicando o que é a PEC da Blindagem.

Assine o podcast: Soundcloud | iTunes | Google | Spotify | Deezer | Outros apps (RSS)

Colaborou Ricardo Monteiro

ESTÁ ERRADO: O programa diz que o primeiro pronunciamento em rede nacional de Bolsonaro sobre a covid-19 ocorreu em 24 de março de 2020, mas em pronunciamentos anteriores o presidente já havia tratado do tema. Dá a entender também que a variante do novo coronavírus identificada em Manaus, no momento da gravação, havia chegado apenas ao Rio e a São Paulo, quando na verdade já atingia 17 estados. O trecho sobre a PEC da Blindagem diz ainda que a aprovação de emendas à Constituição exige apoio de dois terços dos parlamentares. Na verdade, o percentual necessário é de três quintos.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.