Tema do assinante: o novo marco legal do saneamento básico

Projeto de lei em tramitação no Senado prevê maior participação privada no setor. Enchentes em São Paulo e crise da água no Rio colocaram o tema em evidência

O novo marco legal do saneamento foi aprovado na Câmara dos Deputados e está em tramitação no Senado. A proposta de legislação prevê uma participação maior da iniciativa privada no setor e coloca como meta a universalização do serviço até 2033. Este é o primeiro episódio do podcast “Durma com essa” produzido a partir de sugestão de um assinante do Nexo. Com base em uma dúvida enviada por Vinicius Precioso, de São Paulo, o jornal conversou com a urbanista Marussia Whately, diretora do Instituto Água e Saneamento, sobre o marco legal, o que o saneamento básico tem a ver com situações como a crise da água no Rio e as enchentes em São Paulo, e a desigualdade na penetração do serviço no país.

O episódio conta também com a participação do correspondente em Paris João Paulo Charleaux, que fala sobre as primárias do Partido Democrata nos EUA, e do redator Cesar Gaglioni, de São Paulo, que comenta o impacto de casos de machismo na audiência do reality show no Big Brother Brasil.

Na nova temporada do “Durma com essa”, assinantes do Nexo podem enviar perguntas para o podcast sobre temas do debate público, que podem ser selecionadas e respondidas em episódios especiais. É só enviar as dúvidas pelo grupo de assinantes do jornal no Facebook ou o email durmacomessa@nexojornal.com.br. Participe!

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.