Ir direto ao conteúdo

Por que o preço da carne aumentou tanto em 2019

Previsão é de alta de 20% no ano, com tendência de alta até fevereiro de 2020. Bolsonaro defende criação de boi em terra indígena para atender demanda

    Uma epidemia no rebanho suíno da China fez a exportação de carne brasileira aumentar em 2019 e o preço do produto terminar o ano até 20% mais alto, segundo estimativa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Já o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) prevê que essa tendência vai até fevereiro de 2020 e depois o preço deve se estabilizar, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira (19). O alimento foi o principal responsável pela inflação na cesta de Natal. Neste episódio, o “Durma com essa” explica os fatores que contribuem para o aumento e usa gráficos sonoros para ilustrar a trajetória de preços.

    NOTA DA REDAÇÃO: A partir de segunda-feira (23), o “Durma com essa” vai sair de férias até 3 fevereiro de 2020. Durante o mês de janeiro, o podcast terá edições apenas às sextas-feiras, com um resumo das notícias da semana.

    Colaboraram Laila Mouallem e Gabriel Zanlorenssi

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.