O que se sabe sobre as manchas de óleo no mar do Nordeste

Pelo menos 46 cidades em oito estados da região foram atingidas por um derramamento de origem não identificada

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

    Desde o início de setembro de 2019, manchas escuras têm aparecido em praias da região Nordeste. Animais marinhos já foram encontrados cobertos pelo óleo, alguns mortos. De acordo com o Ibama, a substância é petróleo cru, de um tipo que não é produzido no Brasil. Mas a origem do derramamento ainda não foi identificada. O óleo já atinge mais de 100 locais, em 46 cidades de Pernambuco, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe. Entenda no “Durma com essa” o que já se sabe sobre o derramamento e seu impacto ambiental, e relembre quais foram as consequências de outros grandes vazamentos de óleo no mar.

    Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Outros apps (RSS)

    Colaborou Laila Mouallem

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.