Ir direto ao conteúdo

Como começar a ouvir João Gilberto

Esta edição do podcast de cultura do ‘Nexo’ explica as inovações na forma de cantar e de tocar violão do artista baiano que revolucionou a música

João Gilberto morreu em 6 de julho de 2019. E o Brasil perdeu um dos maiores artistas de sua história. O músico foi lembrado pela beleza e inovação de seu trabalho, que marcou uma importante inflexão na cultura nacional.

Intérprete de canções que compõem o cânone da música brasileira, como “Samba de uma Nota Só” e “Chega de Saudade”, João Gilberto também teve amplo reconhecimento internacional. Numa conferência da Unesco, a morte dele foi considerada uma “perda para o patrimônio cultural”.

Esta edição do Como começar, o podcast de cultura do Nexo, fala das inovações que fizeram de João Gilberto um criador único. É um convite para ouvir João mais de perto, acompanhando as nuances e detalhes da música dele.

Três convidados ajudam nessa exploração. O escritor e historiador Luiz Antonio Simas, autor de “Dicionário de História Social do Samba”, a pesquisadora e gestora cultural Dani Ribas e a cantora e compositora Josyara.

 

Faixas tocadas

  • João Gilberto - Desafinado
  • João Gilberto - Em vim da Bahia
  • João Gilberto - Águas de Março
  • Dorival Caymmi - Rosa Morena
  • João Gilberto - Bim Bom
  • Elizeth Cardoso - Chega de Saudade
  • João Gilberto - Samba de uma nota só

Colaborou Ricardo Monteiro

ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste texto afirmava que João Gilberto morreu em 2018. Na verdade, foi em 2019. A correção foi feita às 20h24 de 13 de julho de 2019.

 

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes