O que é k-pop. E como ele arrasta tudo que vê pela frente

EXO, Monsta X, BTS e Blackpink são alguns dos grupos da onda de música coreana que vem conquistando jovens ouvintes em todo o mundo

Temas

Esta edição do “Escuta”, podcast de música do Nexo, investiga as origens e razões para o sucesso do k-pop e como a cultura sul-coreana tem deixado sua marca não apenas nas paradas musicais, mas também em outros aspectos da cultura ocidental.

Articulando um investimento do governo sul-coreano em propagar a cultura de seu país, e na engenhosidade industrial no processo de criação desses grupos – jovens cantores são treinados, tem sua imagem e estilo lapidados por produtoras –, o k-pop se beneficia de um momento em que a música é globalizada e transpõe fronteiras geográficas na conquista de públicos em mercados de todo o mundo.

 

Dicas

Alice Caymmi – ELECTRATássia Reis feat. Monna Brutal – Dollar Euro

Músicas do Programa

Blackpink – Kill This Love

BTS  – Fake Love

BTS e Steve Aoki – Waste it on Me

BTS  – Not Today

Seo Taiji & The Boys  – Nan Arayo

Colaborou Laura Capelhuchnik

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.