O papel do sindicalismo: hoje e ao longo da história

Nesta edição do ‘Politiquês’, uma conversa sobre a ação coletiva que busca melhoras nas condições de trabalho e a sua relação com a política

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

A primeira lei sobre a organização sindical surgiu no século 19, na Inglaterra. Desse início até o século 21, o sindicalismo se complexificou, teve auge e crise e, hoje, atua de diferentes formas ao redor do mundo. Para compreender mais sobre esse tema, o “Politiquês” entrevistou a professora do Departamento de Ciência Política da Unicamp Andréia Galvão. A dica de livro é do jornalista Leonardo Cruz e a trilha sonora é do cantor e compositor Caio Prado.

Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Outros apps (RSS)

Materiais de referência

Com produção de Laila Mouallem e colaboração de Ricardo Monteiro

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.