O que são as elites. E qual seu papel na sociedade

No sentido comum, o termo pode remeter tanto ‘àquilo que há de melhor’ quanto a uma espécie de ‘esnobismo’. Na ciência política, o conceito é diferente

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

Elite ou elites são termos que aparecem com frequência em discursos políticos. Para entender esse conceito e qual o seu papel na sociedade, o “Politiquês” entrevistou o Adriano Codato, professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná e coordenador do Observatório de Elites Políticas e Sociais, e a Elisa Klüger, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e pesquisadora de pós-doutorado no Cebrap e na Universidade de Princeton. A trilha sonora é da banda Bazar Pamplona e a dica de livro é da jornalista Olivia Fraga.

Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Outros apps (RSS)

Materiais de referência

Com produção de Laila Mouallem e colaboração de Laura Capelhuchnick

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.