A pauta conservadora num Congresso ainda mais conservador

Este é o ‘Politiquês’, o podcast de política do ‘Nexo’. Nesta edição, uma conversa sobre o que esperar de projetos polêmicos da atual legislatura a partir de 2019

    O Congresso eleito em 2014 conseguiu avançar pautas conservadoras, mas que não foram aprovadas ainda – como projetos que envolvem restrições ao aborto legal, o Escola sem Partido, a flexibilização do estatuto do desarmamento e a redução da maioridade penal. Para entender como essas matérias podem ser encaradas pelo Congresso eleito em 2018, conversamos com a Daniela Rezende, doutora em ciência política e professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa; com o Fabiano Santos, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, coordenador do Necon (Núcleo de Estudos sobre o Congresso) e também do Observatório do Legislativo Brasileiro; e com o Manoel Santos, professor do Departamento de Ciência Política da UFMG. A dica de livro ficou com José Orenstein, editor-executivo do Nexo, e a trilha é da Sofia Freire.

     

    Materiais de referência

    Com produção de Laila MouallemColaboração de Ricardo Monteiro

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.