Ir direto ao conteúdo

O que é coronelismo: no passado e em suas novas versões

Este é o ‘Politiquês’, o podcast de política do ‘Nexo’. Nesta edição, uma viagem à Primeira República e um debate sobre seus ecos na atualidade

Você já deve ter ouvido falar de coronelismo, voto de cabresto e curral eleitoral. Nesta edição, o “Politiquês” volta à Primeira República – e ao que aconteceu antes e depois dela – para entender esses fenômenos. E abordar suas versões atuais.

Para isso, falamos com Andréa Casa Nova Maia, professora de História do Brasil Republicano da UFRJ; Renato Lessa, professor de filosofia política da PUC-Rio; e Suzy dos Santos, professora do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ. A trilha é da banda Boogarins. A dica de livro é do jornalista Marcos Nogueira.

 

 

 

O Nexo está reorganizando seus podcasts. Há dois novos canais exclusivos no SoundClound e na loja da Apple: o “Escuta”, nosso podcast de música, e o “Como começar”, podcast de recomendações de obras de literatura, música e cinema. Todos os nossos podcasts também estarão, em breve, no Spotify.

Materiais de referência

 

Produzido por Laila Mouallemcom colaboração de Ricardo Monteiro

 

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.