Ir direto ao conteúdo

Qual a importância de Rogério Duprat, o maestro arranjador da Tropicália

A terceira edição do podcast de música do Nexo relembra o papel do músico na sonoridade inovadora de artistas como Gilberto Gil e Os Mutantes

Temas

Lançado há 50 anos, o álbum “Panis et Circenses” é um marco da música brasileira: trata-se do disco-manifesto da Tropicália. Por trás da sonoridade do disco e de boa parte do movimento estava o maestro e arranjador Rogério Duprat, que trabalhou em dezenas de canções e álbuns de artistas como Os Mutantes, Gilberto Gil e Gal Costa.

Nascido no Rio de Janeiro em 1932, Duprat teve formação erudita, se graduando no Conservatório Musical Heitor Villa Lobos em 1958. Nos anos 60, estudou na Alemanha com Karlheinz Stockhausen, músico de vanguarda que está na origem da música eletrônica, e conheceu o americano John Cage, compositor de peças minimalistas e experimentais. Dessa formação resulta a sonoridade de Duprat, uma união entre cultura erudita e popular que incorporou estratégias da música concreta – como colagens de sons que não são musicais – e do universo da música pop.

Antes de trabalhar com os tropicalistas, Duprat compôs trilhas para televisão, cinema e teatro, além de integrar o Grupo de Música Experimental, em São Paulo. Foi o maestro quem apresentou os Mutantes para Gil, encontro que culminaria com a colaboração entre os músicos na canção “Domingo no Parque”, vencedora do Festival da Record de 1967.

O programa inclui entrevistas com o jornalista Alexandre Matias e o cineasta Marcelo Machdo.

No quadro “No meu tempo era melhor”, a cantora Letícia Novaes, a Letrux, dái uma dica de lançamento musical.

 

Músicas do programa

Tom Zé (com Os Mutantes, Gal Costa e Gilberto Gil) – Parque Industrial

Os Mutantes – Panis et Circenses

Karlheinz Stockhausen - Kontakte

John Cage – Williams Mix

Rogério Duprat – Trilha de Noite Vazia

Gilberto Gil, Os Mutantes e Rogério Duprat – Domingo no Parque

Gilberto Gil – Luzia Luluza

The Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Rogério Duprat – Flying

The Beatles – Flying

Gal Costa – Não identificado

No meu tempo era melhor

The Beatles - Golden Slumbers

Dica do programa

Cardi B (feat. SZA) – I Do

 

Colaboraram Ricardo Monteiro e Laura Capelhuchnik

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes