Feridas abertas do Brasil: o que foi o DOI-Codi

Este é o ‘Politiquês’, o podcast de política do ‘Nexo’. Nesta edição, uma conversa sobre um dos principais órgãos da ditadura militar

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

O regime militar brasileiro vigorou de 1964 a 1985. Nesse período, destituiu governantes eleitos, cassou mandatos parlamentares, censurou a imprensa e as artes e chegou a fechar o Congresso. Não só colocou adversários políticos na ilegalidade: perseguiu e matou parte deles. Um dos aparatos estatais centrais usados contra adversários da ditadura era o DOI-Codi. Nesta edição, o “Politiquês” trata do papel do órgão nos anos de chumbo a partir de uma conversa com o jornalista Marcelo Godoy, autor do livro “A Casa da Vovó”, sobre o DOI-Codi.

A trilha sonora é da cantora e compositora MC Carol. Quem dá a dica de livro é o jornalista Ricardo Lessa.

Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Outros apps (RSS)

Materiais de referência

Produzido por Matheus Pimentel

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.