O que é a ‘música ambiente’ proposta por Brian Eno há 40 anos

Produtor inglês lançou 4 álbuns nas décadas de 1970 e 1980 que buscavam uma relação diferente entre ouvinte, obra e entorno; ouça essa história na segunda edição do podcast de música do Nexo, o Escuta

    Temas
     

    É música, mas também é paisagem. Há décadas, compositores investigam as possibilidades de uma música que se funde com o entorno, sem engajar o ouvinte. O francês Erik Satie, com sua música-mobília, foi um dos pioneiros deste conceito no século 20.

    Nos anos 1970 e 1980, o músico e produtor inglês Brian Eno, ex-integrante da banda Roxy Music, explorou com êxito essa ideia em uma série de quatro álbuns chamada “Ambient”. Nascia então o termo “ambient music”, ou música ambiente em português.

    O primeiro disco da série, “Music for airports”, completa 40 anos em 2018. No segundo episódio do Escuta, o podcast de música do Nexo, saiba mais sobre os discos, a formação da estética e do conceito de “ambient” e como eles serviram de inspiração para muitos artistas que vieram depois.

     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.