Ir direto ao conteúdo

Sobre intervenções federais no Brasil: agora e no passado

Este é o ‘Politiquês’, o podcast de política do ‘Nexo’. Nesta edição, uma conversa sobre a história da relação do poder central com os estados

O presidente Michel Temer decretou uma intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro em 16 de fevereiro. É uma medida inédita desde a promulgação da Constituição de 1988. Intervenções do poder central em estados, no entanto, ocorreram em outros momentos do passado.

O “Politiquês” conversou com o professor da Universidade de São Paulo Marcos Napolitano, especialista em história republicana, para relembrar o papel dos interventores no Brasil e traçar as diferenças com o que ocorre hoje no Rio. A conversa se dá ao som do cantor e compositor Baco Exu do Blues. E a dica de livro da semana é da jornalista Flávia Marreiro.

Materiais de referência

Colaborou Ricardo Monteiro

  

 

 

 

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.