Como começar a ouvir todo o jazz de John Coltrane

Em 2017, completam-se 50 anos da morte do saxofonista que se tornou nome fundamental no gênero musical. Mas sua obra continua viva e influente

    Temas

    Descrito como um dos gênios da música, John Coltrane morreu há 50 anos, em 1967. Músico e instrumentista que fez seu nome na história do jazz com seu saxofone tenor, o americano explorou os limites do instrumento e fez sua carreira explorando intersecções entre o místico, o espiritual e a música. 

    Tocou com grandes nomes como Dizzy Gillespie , Thelonious Monk, Duke Ellington e Miles Davis. Com este último, participou dos históricos álbuns “Round About Midnight” e “Kind of Blue”. Como compositor, emplacou álbuns também memoráveis como “My Favorite Things” e “A Love Supreme”.

    Neste podcast, uma passagem sobre sua vida, técnica, composições e a importância da espiritualidade no seu trabalho. Participam Lourenço Rebetez, músico, guitarrista, produtor, arranjador e autor do álbum “O corpo de dentro” (2016); e Cássio Ferreira, músico e saxofonista da Banda Mantiqueira.

     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.