Ir direto ao conteúdo

Por que sentimos inveja dos outros? Psicólogos explicam

Entenda o que está por trás de uma das nossas emoções mais destrutivas

    A inveja é uma das nossas vilãs preferidas, desde tempos imemoriais. A ideia do “olho mau” aparece em registros de diferentes povos do mundo antigo, sempre como algo do qual precisamos nos proteger.

    Entre os nossos sentimentos, é um dos mais complicados de se lidar, porque tem como objetivo final a destruição do outro, de acordo com algumas interpretações na psicologia. Pensar na inveja, em como ela funciona, em como podemos ter controle sobre ela, levanta uma série de questões.

    O podcast do Nexo conversou com especialistas para tentar entender o que está por trás desse sentimento: Walter Trinca, psicanalista do Instituto de Psicologia da USP, Leila Tardivo, psicóloga do Instituto de Psicologia da USP, e Alexandre Esclapes, psicanalista do Instituto Sándor Ferenczi de Psicanálise.

     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes