Ir direto ao conteúdo

Como começar a ler quadrinhos? Autores brasileiros respondem

Tirinhas, super-heróis, Tintim, Turma da Mônica ou ‘Maus’? O formato das HQs permite diversas entradas. Ouça dicas de 10 especialistas no assunto

    Temas

    Texto e imagem se juntam e formam uma linguagem própria, distinta da literatura ou do cinema, pela qual se contam histórias, reais ou de pura ficção, com possibilidades de narrativa ainda sendo descobertas. Histórias em quadrinhos são assim um produto de arte do século 20 que tem um mercado crescente no Brasil e no mundo.

    Para traçar rotas possíveis de entrada nesse universo gigantesco de produções e para entender melhor o desenvolvimento desse formato no país, o Nexo conversou com o editor do selo de quadrinhos da Companhia das Letras, André Conti, e também foi ouvir autores e autoras de quadrinhos brasileiros, como Thaïs Gualberto, Shiko, André Toral,  Luli Penna, Pedro Cobiaco, Felipe Parucci, Aline Lemos, Amanda Alboino e Juscelino Neco.

    Cada um dos entrevistados listou suas obras preferidas e ainda as que julgam adequadas para iniciantes. As recomendações estão listadas abaixo:

     

     

    Aline Lemos

    Laerte “Muchacha”Lovelove6 “Garota siririca”Marcelo D’Salete “Cumbe”

    Amanda Alboino

    Mana Neyestani “Uma metamorfose iraniana“Marjane Satrapi “Persepólis”Ugo Bertotti “O mundo de Aisha”

    André Toral

    Sugestão por autores: Attilio Micheluzzi, Hergé, Héctor Oesterheld, Alberto Breccia, Carl Barks, Jordi Bernet e Sanchez Abulí, Marcelo Quintanilha, Harold Foster, Jesús Cossio, Marcelo D’Salete, João Pinheiro e a Sirlene Barbosa

    Felipe Parucci

    Dash Shaw “Umbigo sem Fundo”Rafael Coutinho e Daniel Galera “Cachalote”Galvão Bertazzi “Compêndio”

    Juscelino Neco

    Art Spiegelman “Maus”Robert Crumb“ Fritz the Cat”Gilberto Shelton “The Fabulous Furry Freak Brothers”Adrian Tomine “Killing and Dying”

    Luli Penna

    Marjane Satrapi “Persépolis”Marcelo Quintanilha “Almas Públicas”Chris Ware “Jimmy Corrigan, o menino mais esperto do mundo”

    Pedro Cobiaco

    David Mazzucchelli “Asterios Polyp”Hugo Pratt “Corto Maltese” (série)Gilbert Hernandez “Crônicas de Palomar”

    Shiko

    Diego Sanchez “Quadrinhos Insones”Margaux Motin “Placas tectônicas”Sergio Toppi “Sharaz-De”

    Thaïs Gualberto

    Alison Bechdel “Você é minha mãe?”David Small “Cicatrizes”Shiko “Lavagem”

     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes