Vaivém da Anvisa, vésperas de eleição: entendeu a semana?

Neste quiz, o ‘Nexo’ desafia seus conhecimentos sobre os fatos que marcaram os últimos dias

Estamos com acesso livre temporariamente em todos os conteúdos como uma cortesia para você experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos de assinatura. Assine o Nexo.

A reta final das eleições municipais, as consequências do apagão no Amapá para realização das votações no estado e o vaivém de decisões da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre uma das vacinas em testes contra a covid-19. Esses são alguns dos fatos que marcaram a semana. Você conseguiu acompanhar tudo?

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar no entendimento do tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

Com a proximidade das eleições municipais, cresce o número de boatos que tentam desacreditar o sistema brasileiro de votação. Qual das informações abaixo sobre as urnas eletrônicas é verdadeira?

O software utilizado na urna é desenvolvido por uma empresa chinesa
O equipamento conta com cerca de 30 barreiras tecnológicas para evitar que o sigilo do voto e o sistema da urna seja corrompido
Urnas eletrônicas são usadas somente por Brasil, Cuba e Venezuela

Com o apagão que há mais de uma semana atinge o Amapá, o TSE aprovou uma mudança na realização das eleições municipais no estado. O que foi decidido?

Adiar a votação nos 13 municípios que sofrem com o apagão
Adiar a votação apenas em Macapá, capital do estado
Manter a votação, mas com votos em cédulas de papel

Os testes clínicos com a Coronavac, imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, órgão ligado ao governo paulista, ficaram suspensos durante dois dias nesta semana por decisão da Anvisa. O que motivou a suspensão?

O registro de um evento adverso grave envolvendo um dos voluntários do ensaio clínico
A desobediência ao protocolo estabelecido pela Anvisa na realização de parte dos testes
A não apresentação de um documento requerido pela Anvisa no prazo estipulado

Um anúncio realizado na segunda (9) pela farmacêutica americana Pfizer e pela empresa de biotecnologia alemã BioNTech a respeito do imunizante desenvolvido por elas adicionou um novo capítulo à corrida das vacinas contra o novo coronavírus. O que foi anunciado?

O encerramento da última fase de testes, restando apenas a consolidação dos dados para que a vacina comece a ser distribuída
Resultados preliminares que mostram que o imunizante tem uma eficácia de 90% contra a covid-19
Estudos que atestam a possibilidade de o imunizante ser aplicado por via nasal, o que representa uma redução significativa nos custos de produção

Também na segunda (9) o Congresso de um país latino-americano aprovou a destituição do presidente, aprofundando uma instabilidade política que ocorre há 20 anos. Onde isso ocorreu?

Equador
Nicarágua
Peru

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.