SUS em pauta, novo governo em SC: entendeu a semana?

Neste quiz, o ‘Nexo’ desafia seus conhecimentos sobre os fatos que marcaram os últimos dias

Estamos com acesso livre temporariamente em todos os conteúdos como uma cortesia para você experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos de assinatura. Assine o Nexo.

A repercussão em torno de um decreto do governo sobre unidades básicas de saúde, uma mudança no governo de Santa Catarina e a suspensão de uma medida do Conselho Nacional do Meio Ambiente pelo Supremo Tribunal Federal. Esses são alguns dos fatos que marcaram a semana. Você conseguiu acompanhar tudo?

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar no entendimento do tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

O governo Jair Bolsonaro protagonizou nesta quarta (28) um vaivém sobre um decreto publicado no dia anterior que dizia respeito a unidades básicas de saúde. Em linhas gerais, o que previa o decreto?

A obrigatoriedade dos médicos que trabalham nos postos de saúde receitaram o vermífugo nitazoxanida para os pacientes com sintomas leves da covid-19
O corte de verbas para a realização de campanhas de vacinação nos postos de saúde
A autorização de estudos para ‘parcerias com a iniciativa privada’ em reformas, construção e operação de unidades básicas de saúde

A vice-governadora de Santa Catarina Daniela Reinehr (sem partido) assumiu na terça (27) o governo do estado de forma interina, após Carlos Moisés (PSL) ser afastado num processo de impeachment. O que motivou a abertura desse processo?

A suspeita de crime de responsabilidade pela decisão de dar aumento salarial a procuradores
A possível existência de um esquema de propinas com empreiteiras que realizam obras públicas no estado
A suspeita de desvios de recursos para combate à pandemia do novo coronavírus

Na quinta (29) a ministra Rosa Weber concedeu uma liminar suspendendo uma medida do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão presidido pelo ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. O que determinava a medida?

A aplicação de penas mais brandas para fazendeiros que participem de incêndios criminosos
A extinção de 30 parques nacionais, incluindo o Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro
A revogação de regras de proteção de áreas de mangues e de restingas do país, abrindo espaço para sua exploração comercial

A França e seu presidente, Emmanuel Macron, foram alvo de uma série de manifestações que se espalharam por países nos quais a religião oficial ou a maioria da população é muçulmana. Qual é a motivação dos protestos?

Uma lei editada por Macron que proíbe o uso de véus islâmicos em lugares públicos
A publicação de charges do profeta Maomé na imprensa francesa, defendidas por Macron como expressões do direito à liberdade de expressão
A ordem do governo francês de fechar mesquitas em todo o país como uma tentativa de conter o avanço da segunda onda de infecções pela covid-19

Manifestações contra as novas quarentenas impostas pelos governos locais para tentar frear a segunda onda de contaminação da covid-19 na Europa também tiveram destaque no noticiário internacional. Neste momento, as taxas de infecção pelo vírus nos países europeus são maiores em qual grupo etário?

Crianças
Jovens
Idosos

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.