Indicação ao STF, números das queimadas: entendeu a semana?

Neste quiz, o ‘Nexo’ desafia seus conhecimentos sobre os fatos que marcaram os últimos dias

Estamos com acesso livre temporariamente em todos os conteúdos como uma cortesia para você experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos de assinatura. Assine o Nexo.

A indicação de Kassio Nunes Marques ao Supremo Tribunal Federal, os entraves do novo programa social do governo e os números históricos das queimadas no Brasil. Esses são alguns dos fatos que marcaram a semana. Você conseguiu acompanhar tudo?

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar no entendimento do tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

O presidente Jair Bolsonaro oficializou na sexta (2) a indicação do desembargador federal Kassio Nunes Marques para ocupar a vaga no Supremo a ser aberta com a aposentadoria de Celso de Mello, em 13 outubro. Politicamente, o que a escolha representa?

Uma tentativa de reaproximação de Bolsonaro com a Lava Jato, no contexto de uma relação que está abalada desde a demissão de Sergio Moro do governo
Um aceno ao governador paulista João Doria, opositor do presidente que apoia a indicação de Kassio Nunes Marques
Um afastamento ainda maior da Lava Jato, uma vez que o escolhido tem apoio direto do centrão, grupo que tem vários parlamentares sob investigação

Na semana em que dados apontaram recordes nos focos de incêndio na Amazônia e no Pantanal, um novo pronunciamento de Bolsonaro sobre a questão ambiental foi transmitido na cúpula sobre biodiversidade da ONU (Organização das Nações Unidas), que ocorreu na quarta (30). O que disse o presidente nessa ocasião?

Anunciou o recebimento de recursos do governo americano a serem empregados no controle do desmatamento da Amazônia
Afirmou que a tendência de aumento do desmatamento na Amazônia observada nos últimos anos foi revertida e voltou a culpar as ONGs pela crise ambiental do país
Reconheceu as falhas do governo no controle dos incêndios e prometeu intensificar a fiscalização ambiental nos biomas mais atingidos

Na segunda (28), Bolsonaro anunciou o Renda Cidadã, novo programa social do governo que deve substituir o Bolsa Família a partir de 2021. A revelação das fontes dos recursos usados para custear o novo programa gerou críticas e repercutiu negativamente no mercado financeiro. Quais foram as fontes inicialmente propostas pelo governo para financiar o Renda Cidadã?

Recursos do Fundeb e de precatórios
Recursos oriundos da economia gerada pela reforma administrativa
Recursos que originalmente seriam destinados para o controle do desmatamento na Amazônia

No domingo (27), forças da Armênia e do Azerbaijão entraram em conflito, rompendo uma trégua que durava quatro anos e reativando uma das disputas mais antigas do mundo. Qual a motivação do conflito?

Disputas sobre a soberania de uma região localizada na fronteira entre os dois países
A promulgação de uma lei que institui a obrigatoriedade de um visto para cidadãos armênios entrem no Azerbaijão
Disputas envolvendo uma refinaria de petróleo localizada no litoral do Azerbaijão e operada por uma empresa Armênia

Na quarta (30), o cartunista argentino Joaquín Lavado, conhecido como Quino, morreu aos 88 anos, em decorrência de um AVC ocorrido dias antes. Quino ficou mundialmente conhecido por ter criado Mafalda, personagem que estrelou uma série de tirinhas traduzidas para dezenas de línguas, incluindo o português. O que retratam as tirinhas de Mafalda?

As aventuras e brincadeiras de uma turma de crianças nas ruas de Buenos Aires
Os questionamentos e reflexões de uma criança acerca dos problemas do mundo
A história de uma criança que estuda em uma escola de magia

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.