Assembleia da ONU, derrocada de Witzel: entendeu a semana?

Neste quiz, o ‘Nexo’ desafia seus conhecimentos sobre os fatos que marcaram os últimos dias

Estamos com acesso livre temporariamente em todos os conteúdos como uma cortesia para você experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos de assinatura. Assine o Nexo.

O discurso do presidente Jair Bolsonaro que abriu a 75ª Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), o avanço de uma das vacinas contra a covid-19 e a decisão que autorizou o prosseguimento do processo de impeachment contra Wilson Witzel. Esses são alguns dos fatos que marcaram a semana. Você conseguiu acompanhar tudo?

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar no entendimento do tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

Na terça (22), o presidente Jair Bolsonaro discursou na 75ª Assembleia-Geral da ONU. O desmatamento e as queimadas na Amazônia e no Pantanal foram um dos temas que tiveram destaque no discurso do presidente. O que disse Bolsonaro sobre isso?

Anunciou que o governo brasileiro aceitará ajuda do governo francês para controlar os focos de incêndio
Afirmou que os incêndios na Amazônia são provocados por caboclos e indígenas, que queimam seu roçado em áreas já desmatadas
Reconheceu que o governo brasileiro tem falhado no combate ao desmatamento e anunciou um pacote de medidas que objetivam sua diminuição

Na quarta (23), o governador paulista, João Doria, divulgou um estudo clínico realizado em mais de 50 mil voluntários que indica que a vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac contra o novo coronavírus é segura. O estudo contou com voluntários chineses, mas a vacina também está sendo testada em São Paulo por meio de uma parceria com o Instituto Butantan. O que representa a segurança de uma vacina?

A garantia de que o imunizante não provoca efeitos colaterais graves
A comprovação de que a vacina contém anticorpos capazes de proteger o organismo de uma possível infecção
A confirmação de que uma única dose é suficiente para imunizar a população

Também na quarta (23), o plenário da Assembleia Legislativa do Rio autorizou, por 69 votos a zero, o prosseguimento do processo de impeachment contra o governador afastado Wilson Witzel, por crime de responsabilidade. Qual é a implicação da decisão do plenário?

Witzel será preso preventivamente, o que será revogado caso ele seja inocentado no julgamento
Witzel fica inelegível por oito anos, conforme determinação da Lei da Ficha Limpa
Witzel será julgado em até 120 dias após a formação de um tribunal misto, composto por deputados e desembargadores

Na segunda (9), o TST (Tribunal Superior do Trabalho) determinou o fim da greve dos Correios. No dia seguinte (10), os sindicatos decidiram acatar a decisão judicial, encerrando uma paralisação que durou 35 dias. Qual dos motivos a seguir pode ser considerado o principal motivador da greve?

A revogação de um acordo coletivo com os empregados que valeria até 2021
A determinação de alguns municípios para que as agências dos Correios funcionassem em horários alternativos em razão da pandemia
As mudanças propostas pelo governo federal no sistema de rastreamento de encomendas

Na terça (22), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei nº 3.267/2019 que modifica o Código de Trânsito Brasileiro. O texto trouxe algumas alterações em relação ao projeto original, apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro em junho de 2019, e depende da sanção presidencial para entrar em vigor. Qual das propostas abaixo foi aprovada na Câmara?

O fim da obrigatoriedade do uso de cadeirinha para crianças de até 10 anos
Um afrouxamento nas punições para motoristas que dirigem alcoolizados
O aumento do número máximo de pontos até a suspensão da CNH de 20 para até 40

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.