Fome em alta, vacina inalável em teste: entendeu a semana?

Neste quiz, o ‘Nexo’ desafia seus conhecimentos sobre os fatos que marcaram os últimos dias

Estamos com acesso livre temporariamente em todos os conteúdos como uma cortesia para você experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos de assinatura. Assine o Nexo.

O crescimento da insegurança alimentar no Brasil, a desistência do Renda Brasil, os testes de versões inaláveis de vacinas contra a covid-19, a carta de embaixadores europeus contra o desmatamento, os 70 anos da primeira transmissão via TV no Brasil. Esses são alguns dos fatos que marcaram a semana. Você conseguiu acompanhar tudo?

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar no entendimento do tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

Na quinta (17), o IBGE divulgou a Pesquisa de Orçamentos Familiares realizada entre 2017 e 2018, que mostrou que o número de pessoas que vivem em insegurança alimentar voltou a crescer no Brasil. Quatro em cada dez famílias brasileiras lidam com limitações de quantidade ou qualidade da comida – e, em alguns casos, passam até fome. Em quais regiões do país há mais insegurança alimentar?

Sul e Sudeste
Centro-Oeste e Norte
Norte e Nordeste

Na terça (15), Bolsonaro anunciou que desistiu de lançar o Renda Brasil. Segundo o presidente, a discussão sobre o programa social fica encerrada pelo menos até o fim do seu atual mandato. Se continuada, a proposta substituiria qual programa pré-existente?

Minha Casa Minha Vida
Bolsa Família
Farmácia Popular

Na segunda (14), foi divulgado que versões inaláveis de vacinas contra a covid-19 serão testadas. A hipótese é que vacinas administradas por essa via podem produzir uma reação mais especializada e eficaz, induzindo uma resposta imunológica direta no trato respiratório – principal canal de entrada do novo coronavírus no organismo. Quais vacinas serão submetidas a esses testes?

A Sputnik V, vacina de origem russa produzida pelo Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia
A vacina que está sendo testada pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan
As duas vacinas de origem britânica, desenvolvidas pelo Imperial College e pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca

Na quarta (16), um membro do governo federal declarou que está planejando uma viagem para levar diplomatas estrangeiros para visitar a Amazônia em meados de outubro. A fala aconteceu um dia após a divulgação de uma carta assinada por oito embaixadores europeus alertando para os riscos que o desmatamento traz para os interesses brasileiros. Qual é o membro do governo em questão?

o vice-presidente Hamilton Mourão
o presidente Jair Bolsonaro
o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles

Na sexta (18), completaram-se 70 anos da primeira transmissão de TV realizada no Brasil, com a inauguração da TV Tupi em São Paulo. O que foi veiculado na transmissão de estréia?

Uma novela
Um programa com números musicais, humorísticos e infantis
Um telejornal

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.