O que você sabe sobre estas novelas que marcaram os anos 90?

Rede Globo fará remake de ‘Pantanal’, exibida em 1990 pela TV Manchete. Neste quiz, o ‘Nexo’ avalia seus conhecimentos sobre os folhetins que foram sucesso há 30 anos

Estamos com acesso livre temporariamente em todos os conteúdos como uma cortesia para você experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos de assinatura. Assine o Nexo.

    A TV Globo anunciou no domingo (6) que em 2021 fará uma nova versão de “Pantanal”. A novela, exibida em 1990 na extinta Rede Manchete (1983-1999), será adaptada por Bruno Luperi, neto do autor original, Benedito Ruy Barbosa.

    Na trama transmitida em 1990, Jove (Marcos Winter) tenta se adaptar ao estilo de vida pantaneiro, de peões e animais, enquanto se apaixona por Juma Marruá (Cristiana Oliveira), mulher que vira uma onça-pintada.

    Ao programa Fantástico, da TV Globo, Luperi e outros envolvidos no projeto contam que o remake se passará nos dias atuais e tratará das evoluções nos 30 anos que separam as duas versões: dos avanços tecnológicos à preocupação com o meio ambiente. Desde que a novela original foi exibida, o bioma do Pantanal perdeu, até 2019, 10% de vegetação nativa.

    Na década de 90, a TV Globo já era a principal polo de produção de novelas no Brasil, especialmente depois da fundação do Projac (hoje chamado de Estúdios Globo), em 1996. Outras emissoras, como o SBT e a Rede Manchete também tinham seus próprios filões teledramatúrgicos.

    Abaixo, o Nexo testa seus conhecimentos sobre novelas do período. Vamos lá!

    ‘Pantanal’ era exibida na TV Manchete às 21h30. Na mesma época, a TV Globo passava a novela ‘Rainha da sucata’ às 20h. O sucesso da primeira obrigou a Globo a fazer alterações para amenizar o impacto na sua audiência. O que foi feito?

    capítulos mais longos e o cancelamento de programas que viriam em seguida
    propagandas mais curtas e que tiravam sarro da novela concorrente
    bastidores e cenas exclusivas do próximo capítulo assim que o episódio acabava

    ‘Xica da Silva’, da Rede Manchete, teve a primeira protagonista negra da televisão brasileira, em 1996. Qual foi a atriz que deu vida à mulher escravizada que se torna rainha na novela?

    Taís Araújo
    Camila Pitanga
    Ruth de Souza

    A obra de Jorge Amado inspirou uma dezena de produtos audiovisuais. No final dos anos 1980 e começo dos 1990, um de seus livros gerou uma das telenovelas de maior sucesso da época. Qual livro?

    ‘Gabriela, cravo e canela’
    ‘Tieta do agreste’
    ‘Capitães da areia’

    É comum que novelas tratem de questões sociais importantes para a época e assim ajudem a pautar o debate público. Esta telenovela da Globo abordou o tema da reforma agrária e do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Qual o nome dela?

    ‘Terra nostra’
    ‘Pedra sobre pedra’
    ‘O rei do gado’

    A trilha sonora de novela mais vendida na história do país é de um folhetim exibido em meados dos anos 1990. Qual o nome da novela?

    ‘O rei do gado’
    ‘Roque Santeiro’
    ‘Pecado capital’

    O casal homoafetivo retratado nesta novela da Globo de 1995 é elogiado por não reproduzir estereótipos até então comuns na teledramaturgia. Que novela é essa?

    ‘A próxima vítima’
    ‘Explode coração’
    ‘Suave veneno’

    Nos anos 1990, ‘Mulheres de areia’ e ‘A viagem’ foram as telenovelas de maior audiência do horário das 18h e 19h da TV Globo, respectivamente. Ambas foram criadas pela mesma pessoa. Quem foi ela?

    Benedito Ruy Barbosa
    Ivani Ribeiro
    Aguinaldo Silva

    A partir dos anos 1980, o canal SBT passou a exibir telenovelas de países da América Latina em sua programação. Mas foi nos anos 1990 que vieram os primeiros fenômenos. Qual opção traz novelas latinas exibidas pela primeira vez no Brasil na década?

    ‘Rebelde’ e ‘Rubi’
    ‘Chiquititas’ e ‘Marimar’
    ‘Carrossel’ e ‘A usurpadora’

    Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.