Pandemia desacelera. Bannon é preso e solto: entendeu a semana?

Neste quiz, o ‘Nexo’ desafia seus conhecimentos sobre os fatos que marcaram os últimos dias

Estamos com acesso livre temporariamente em todos os conteúdos como uma cortesia para você experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos de assinatura. Assine o Nexo.

A desaceleração da pandemia no Brasil, a interrupção da gravidez de uma criança vítima de estupro, o congelamento salarial do funcionalismo público, a prisão e soltura de Steve Bannon, a onda de frio mais intensa de 2020. Esse são alguns dos fatos que marcaram a semana. Você conseguiu acompanhar tudo?

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar no entendimento do tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

Dados divulgados na quarta-feira (19) pela universidade Imperial College, de Londres, mostraram que a taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil desacelerou pela primeira vez desde abril. Qual a avaliação de especialistas sobre esse resultado?

O índice representa uma maior segurança para relaxar medidas de restrição no país
Apesar de positivo, o número não garante que a taxa de transmissão não possa voltar a aumentar
O número é positivo e é resultado da gestão de crise de diferentes lugares do Brasil

Uma menina de dez anos que engravidou após ter sido estuprada por um tio realizou, no domingo (16), a interrupção da gestação em Recife. O desfecho aconteceu após uma série de obstáculos enfrentados pela criança e violações legais na condução do caso. Em quais situações o aborto legal é previsto no Brasil?

Em nenhuma circunstância
Cada caso é avaliado de acordo com as condições socioeconômicas da gestante
Em casos de gravidez decorrente de estupro, fetos com anencefalia e risco de morte para a gestante

Na quinta-feira (20), a Câmara dos Deputados decidiu manter o congelamento salarial imposto em maio ao funcionalismo público até 2021. A decisão reverteu o resultado do dia anterior no Senado, que preservava alguns servidores, e atendeu aos interesses do governo Jair Bolsonaro. Caso a Câmara tivesse seguido o mesmo posicionamento do Senado, quais categorias teriam sido poupadas desse congelamento?

a dos servidores com salário abaixo de R$ 3.000
as afetadas pela pandemia
a dos servidores do Judiciário e Legislativo

Steve Bannon, ex-assessor do presidente dos EUA, Donald Trump, além de um dos estrategistas de maior renome da extrema direita internacional, foi preso na quinta (20) em Nova York. Qual foi o motivo?

a divulgação de informações oficiais sigilosas
ter articulado a produção em massa de fake news durante a campanha eleitoral de 2016, nos EUA
desvio de recursos

Uma onda de frio considerada a mais intensa de 2020 chegou à maioria dos estados. Começou na terça-feira (18), quando os primeiros efeitos foram registrados em estados do Sul. A partir de quinta-feira (20), passou a ser sentida em diferentes graus nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. E a previsão é que essa frente fria permaneça até domingo (23). O que explica esse queda de temperatura rápida e intensa no Brasil?

a forma como a massa de ar frio entrou no continente: pela terra, não pelo mar
as mudanças climáticas em curso no mundo
os eventos meteorológicos de grande repercussão, como o ciclone-bomba e o tornado ocorridos no Sul

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.