A desaceleração da pandemia no Brasil, a interrupção da gravidez de uma criança vítima de estupro, o congelamento salarial do funcionalismo público, a prisão e soltura de Steve Bannon, a onda de frio mais intensa de 2020. Esse são alguns dos fatos que marcaram a semana. Você conseguiu acompanhar tudo?
Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar no entendimento do tema, caso você tenha perdido alguma coisa.
Dados divulgados na quarta-feira (19) pela universidade Imperial College, de Londres, mostraram que a taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil desacelerou pela primeira vez desde abril. Qual a avaliação de especialistas sobre esse resultado?
Uma menina de dez anos que engravidou após ter sido estuprada por um tio realizou, no domingo (16), a interrupção da gestação em Recife. O desfecho aconteceu após uma série de obstáculos enfrentados pela criança e violações legais na condução do caso. Em quais situações o aborto legal é previsto no Brasil?
Na quinta-feira (20), a Câmara dos Deputados decidiu manter o congelamento salarial imposto em maio ao funcionalismo público até 2021. A decisão reverteu o resultado do dia anterior no Senado, que preservava alguns servidores, e atendeu aos interesses do governo Jair Bolsonaro. Caso a Câmara tivesse seguido o mesmo posicionamento do Senado, quais categorias teriam sido poupadas desse congelamento?
Steve Bannon, ex-assessor do presidente dos EUA, Donald Trump, além de um dos estrategistas de maior renome da extrema direita internacional, foi preso na quinta (20) em Nova York. Qual foi o motivo?
Uma onda de frio considerada a mais intensa de 2020 chegou à maioria dos estados. Começou na terça-feira (18), quando os primeiros efeitos foram registrados em estados do Sul. A partir de quinta-feira (20), passou a ser sentida em diferentes graus nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. E a previsão é que essa frente fria permaneça até domingo (23). O que explica esse queda de temperatura rápida e intensa no Brasil?
Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.