Tucanos na mira, avanço do Fundeb: entendeu a semana?

Neste quiz, o ‘Nexo’ desafia seus conhecimentos sobre os fatos que marcaram os últimos dias

O cerco da Lava Jato ao PSDB, a primeira parte da proposta de reforma tributária do governo de Jair Bolsonaro, o avanço de vacinas contra a covid-19, o acirramento do conflito entre EUA e China e a renovação do principal mecanismo de financiamento das escolas públicas do Brasil. Esses são alguns dos fatos que marcaram a semana. Você conseguiu acompanhar tudo?

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar no entendimento do tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

Na terça (21) e na quinta (23), dois nomes importantes do PSDB foram alvo da Lava Jato. Uma das operações apura a suspeita de caixa dois no valor de R$ 5 milhões em campanha eleitoral de 2014. Em outra, o Ministério Público fez uma acusação de corrupção passiva, falsidade ideológica eleitoral (caixa dois) e lavagem de dinheiro, no contexto de campanhas eleitorais ocorridas em 2010 e 2014. Quem são os políticos investigados?

Aécio Neves e Beto Richa
Geraldo Alckmin e Marconi Perillo
José Serra e Geraldo Alckmin

Também na terça (21), em visita ao Congresso, o ministro da Economia Paulo Guedes apresentou a primeira parte da proposta de reforma tributária do governo federal. Quais foram os tributos inclusos nessa primeira etapa?

PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social)
ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISS (Imposto sobre Serviços)
IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e IR (Imposto de Renda)

Na segunda (20), três vacinas em desenvolvimento contra o novo coronavírus tiveram os resultados das fases iniciais de testes em humanos divulgados. As três demonstraram ser seguras e estimularam a produção de mecanismos de defesa no organismo contra a doença. Porém, cientistas envolvidos nas pesquisas ressaltaram que falta um longo caminho para que se chegue em um imunizante eficaz contra a covid-19. Em que fase de desenvolvimento essas vacinas se encontram?

Pré-clínica
Exploratória
Clínica

Na quarta (22), uma medida tomada pelo governo dos EUA sinalizou um acirramento na disputa entre a potência ocidental e a China. Qual foi a decisão?

A imposição de sanções econômicas à China
O fechamento do consulado chinês em Houston, no Texas
O envio de porta-aviões americanos ao Mar do Sul da China

Na terça (21), a Câmara dos Deputados aprovou a renovação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) – o principal mecanismo de redistribuição de recursos e financiamento das escolas públicas do Brasil. O fundo expira no final de 2020 e é responsável por 40% de todo o investimento em educação básica no Brasil, das creches ao ensino médio, passando pela educação de jovens e adultos. Qual das alternativas abaixo foi uma mudança do Fundeb aprovada pela Câmara?

Haverá um aumento dos gastos com salários de profissionais da educação básica
A União passará a contribuir com 40% do total do fundo, em vez dos 10% por qual é hoje responsável
A principal fonte de recursos não será mais o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: