O PIB da China, a carta de ex-ministros: entendeu a semana?

Neste quiz, o ‘Nexo’ desafia seus conhecimentos sobre os fatos que marcaram os últimos dias

Os números da retomada da atividade econômica na China após o período mais crítico da pandemia, o manifesto que reuniu ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central e a fala do ministro do Supremo Gilmar Mendes sobre a atuação das Forças Armadas na pandemia. Esses são alguns dos fatos que marcaram a semana. Você conseguiu acompanhar tudo?

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar no entendimento do tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

Na quinta-feira (16) o governo chinês divulgou os números do PIB (Produto Interno Bruto) do país referentes ao segundo trimestre de 2020. Qual foi o resultado divulgado?

Um recuo de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2019
Um crescimento de 0,5%, na comparação com o mesmo período de 2019
Um crescimento de 3,2%, na comparação com o mesmo período de 2019

Na terça-feira (14), os ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central de todos os governos desde a redemocratização assinaram um manifesto que se coloca em oposição a uma das políticas de Jair Bolsonaro. O que defendem os signatários?

Estratégias sanitárias para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus
Revogação do novo marco legal do saneamento básico
Promoção de uma ‘economia de baixo carbono’ para sair da crise causada pela pandemia

Também na terça-feira (14) o Ministério da Defesa acionou a Procuradoria-Geral da República para que se apure se o ministro do Supremo Gilmar Mendes teria cometido um crime. O que motivou a ação do ministério?

A atuação do ministro no inquérito das fake news
Uma fala do ministro associando o Exército a um ‘genocídio’ em meio à pandemia
Declarações do ministro sobre as decisões dos juízes do caso Queiroz

Na segunda-feira (13), decisões inéditas tomadas pela USP (Universidade de São Paulo) e pela UnB (Universidade de Brasília) ganharam destaque no noticiário. A que dizem respeito tais decisões?

À expulsão de alunos que fraudaram o sistema de cotas para conseguir uma vaga em seus respectivos cursos
À interrupção de programas de pesquisa na área de ciências humanas
À substituição do Enem por outro exame de ingresso para os cursos de graduação

Na quinta-feira (16), a derrota da seleção brasileira no final da Copa do Mundo de 1950 completou 70 anos. O episódio, conhecido como “Maracanazo”, é apontado como um dos maiores traumas da história do país. Qual adversário venceu o Brasil naquele jogo?

Argentina
Alemanha
Uruguai

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.