O que você sabe sobre heroínas dos filmes de ação?

Neste quiz, o ‘Nexo’ avalia seus conhecimentos acerca de protagonistas mulheres em um dos gêneros mais populares do cinema mundial

    Temas

    Depois de protagonizar sucessos de crítica e público em “Mad Max: Estrada da fúria” (2015) e “Atômica” (2017), Charlize Theron volta ao cinema de ação. Em “The old guard”, lançado sexta-feira (14) na Netflix, ela dá vida a uma mercenária imortal que há milênios luta ao lado de uma equipe de também imortais.

    Mas não é de hoje que Theron interpreta heroínas poderosas. Nos anos 2000, ela fez o par romântico (e guerreiro) de filmes como “Jogo duro” (2000) e “Hancock” (2008), além de ter protagonizado a ação sci-fi “Aeon Flux” (2005). Em vários momentos da carreira, a atriz sul-africana encampou uma figura de mulher destemida que contribuiu para que outras personagens femininas também ganhassem filmes próprios.

    “Quando homens fazem filmes de ação, eles não têm que se explicar”, disse Theron em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. “Com mulheres ainda sentimos que precisamos explicar a sua vontade de lutar, suas habilidades. Isso está mudando.”

    A presença de mulheres como protagonistas de filmes de ação tem uma história que remonta décadas e supera o terreno do cinema hollywoodiano. Neste quiz, o Nexo traz sete perguntas sobre essas heroínas. Vamos lá!

    Em 1910, o que era permitido às primeiras heroínas de ação do cinema americano?

    vestir roupas leves e sensuais
    defender abertamente o sufrágio universal
    estapear vilões e filmar cenas arriscadas

    ‘Get away from her, you bitch’, (‘Saia de perto dela, sua cadela’, em tradução livre), é uma das frases mais icônicas do cinema de ação dos anos 1980. Qual heroína disse isso?

    Sarah Connor, de ‘O exterminador do Futuro’
    Princesa Leia, de ‘Guerra nas Estrelas: O império contra-ataca’
    Ellen Ripley, de ‘Aliens — O resgate’

    Pam Grier é considerada a primeira atriz negra a protagonizar filmes de ação nos EUA. Em que década isso aconteceu?

    1970
    1980
    1960

    Em sua carreira, atuou ao lado de Pierce Brosnan (‘007 — O amanhã nunca morre’), Jackie Chan (‘Police Story 3’) e Yun-Fat Chow (‘O tigre e o dragão’). Mas foi nos filmes em que protagonizou que o cinema asiático teve uma de suas principais heroínas. Que atriz é essa?

    Lucy Liu
    Michelle Yeoh
    Cynthia Khan

    O cinema também teve heroínas de ação europeias, que depois seriam refilmadas em outros lugares do mundo. Em qual dos filmes abaixo a protagonista é condenada por matar um policial, mas ganha uma nova chance como assassina do serviço secreto?

    ‘Nikita’, da França
    ‘Corra Lola corra’, da Alemanha
    ‘Hanna’, do Reino Unido

    Na contramão do resto da África, esse país é conhecido por filmes de ação baratos. Um dos mais famosos, ‘Bad Black’, tem como protagonista uma mulher que é chefe do crime organizado. Que país é esse?

    Nigéria
    Uganda
    Senegal

    Atrizes como Angelina Jolie, Milla Jovovich e Kate Beckinsale deram vida a franquias de ação nos anos 2000. Que filmes, respectivamente, eram esses?

    ‘Tomb Raider’, ‘Hitman’ e ‘As Panteras’
    ‘Tomb Raider’, ‘X-Men’ e ‘Kill Bill’
    ‘Tomb Raider’, ‘Resident Evil’ e ‘Anjos da noite’

    Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: