O que você sabe sobre Antoine de Saint-Exupéry? Faça o teste

Neste quiz, o ‘Nexo’ avalia seus conhecimentos da vida do escritor de ‘O pequeno príncipe’, que completaria 120 anos em 29 de junho de 2020

Temas

Nascido em 29 de julho de 1900 em Lyon, na França, o escritor Antoine de Saint-Exupéry cresceu em uma família aristocrática. Perdeu o pai aos 4 anos e o irmão mais novo aos 17. Mas com a ajuda de parentes, pôde ter uma juventude despreocupada.

Lançada em 1943 e publicada no Brasil apenas em 1954, sua obra mais famosa é “O pequeno príncipe”. Não é a única, no entanto. Escreveu quase vinte livros, alguns publicados postumamente, com traduções em diversas línguas e que lhe renderam uma série de prêmios pelo mundo.

Neles, escrevia sobre sua experiência nos ares, por onde pilotou aviões até o ano de sua morte, em 1944. Trazia também reflexões por vezes filosóficas dos lugares e pessoas que conhecia.

Neste quiz, o Nexo faz oito perguntas sobre o escritor e piloto. O que você sabe sobre Antoine de Saint-Exupéry?

Próximo do fim da Primeira Guerra Mundial, em 1917, Exupéry tenta ingressar em algumas carreiras. Quais foram elas?

filosofia e Exército
literatura e Aeronáutica
arquitetura e Marinha

Entre 1928 e 1930, o piloto cruzou grande parte da costa brasileira. Apegou-se tanto a uma ilha, que os moradores lhe deram o apelido ‘Zeperri’ e, até hoje, pontos dela lhe prestam homenagem. Que ilha é essa?

Fernando de Noronha (PE)
Florianópolis (SC)
Ilhabela (SP)

‘Já sentia que não estava mais procurando você: velava o seu corpo, em silêncio, numa catedral de neve’ escreveu Exupéry em ‘Terra dos homens’, livro baseado em histórias reais. Nesse trecho, o piloto conta quando tentou resgatar um colega perdido. Onde a história aconteceu?

Na Cordilheira dos Andes
Na Antártida
Na Sibéria

‘Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas’ é uma das frases mais famosas e controversas de ‘O pequeno príncipe’. Mas há um erro na tradução da palavra ‘cativas’. Qual verbo é o mais correto?

‘almejas’, de almejar
‘domas’, de domar
‘crês’, de crer

Em 1931, Exupéry se casou com Consuelo Suncín, com quem teve uma relação destrutiva. Alguns críticos associam a esposa a uma das personagens de “O pequeno príncipe”. Que personagem era essa?

A serpente
A rosa
A raposa

Nos anos finais da Segunda Guerra Mundial, já nos Estados Unidos, Exupéry teve seus livros banidos da França. Por que?

Ele foi acusado de conspirar com o regime nazista
Ele defendia o anti-belicismo
Ele escreveu um artigo criticando o exército francês

‘O pequeno príncipe’, escrito em 1943, é um dos livros mais traduzidos no mundo. Qual opção traz livros que têm mais traduções que a história de Exupéry?

Bíblia
Bíblia e ‘O capital’, de Karl Marx
Bíblia, ‘O capital’, de Karl Marx, e ‘O senhor dos anéis’, de J.R.R. Tolkien

Exupéry morreu precocemente, aos 44 anos. Mas até a confirmação, ele ficou sumido por décadas quase como uma lenda. Como o escritor desapareceu?

Ele se isolou com um povo indígena na Austrália, onde foi picado por uma aranha
Ele foi capturado por um oficial nazista com quem tentava conversar
Ele sofreu um acidente de avião pilotando sobre o Mediterrâneo

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: