Novo titular do MEC, vitória de Flávio: entendeu a semana?

Neste quiz, o ‘Nexo’ desafia seus conhecimentos sobre os fatos que marcaram os últimos dias

O anúncio de Carlos Alberto Decotelli como substituto de Abraham Weintraub à frente do Ministério da Educação, a decisão judicial que deu foro privilegiado a Flávio Bolsonaro no caso que apura suspeitas de esquema de rachadinha em seu antigo gabinete e a aprovação do novo marco legal do saneamento básico no Senado. Esses são alguns dos fatos que marcaram a semana. Você conseguiu acompanhar tudo?

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar no entendimento do tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na quinta-feira (25) Carlos Alberto Decotelli como novo ministro da Educação. Qual das informações a seguir sobre o novo ministro é falsa?

Decotelli é oficial da reserva da Marinha
Decotelli foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação entre fevereiro e agosto de 2019
A indicação de Decotelli partiu de uma sugestão de Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo

Na tarde de quinta-feira (25) o senador Flávio Bolsonaro obteve uma resposta favorável da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ao seu pedido de foro privilegiado, no âmbito do caso que apura suspeitas de um esquema de rachadinha em seu antigo gabinete de deputado estadual. A partir dessa decisão, o que muda no caso?

As decisões tomadas até agora são anuladas, inclusive aquela que determinou a prisão preventiva de Fabrício Queiroz
Pelo fato de as suspeitas contra ele se referirem à época em que era deputado estadual, o caso de Flávio passará para a segunda instância da Justiça do Rio sob a guarda de um órgão colegiado
Devido ao fato de Flávio ocupar o cargo de senador, as suspeitas sobre ele passarão a ser investigadas pelo Supremo, sendo que o julgamento ocorrerá apenas após o fim de seu mandato

Nesta semana foi aprovado no Congresso o projeto de lei do novo marco legal do saneamento básico. Qual a principal medida proposta no texto?

A possível responsabilização penal de prefeitos e governadores que não contribuírem para a ampliação do acesso ao saneamento básico da população durante seus mandatos
A privatização de todas as empresas públicas que realizam serviços na área de saneamento básico
A obrigatoriedade de haver concorrência na contratação de serviços na área de saneamento básico

Nesta semana, a Câmara dos Deputados de um dos países da África Central aprovou a descriminalização da homossexualidade em um continente onde relações entre pessoas do mesmo gênero ainda são consideradas crime em 33 nações. Em que país ocorreu a descriminalização?

Gabão
Camarões
República Democrática do Congo

Na terça-feira (23) foi aprovada no Senado o texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que trata do adiamento das eleições municipais de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. Quais as datas propostas no texto para a realização das duas etapas do pleito municipal em todo o país?

4 e 25 de outubro de 2020
15 e 29 de novembro de 2020
3 e 24 de outubro de 2021

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: