Estátuas de racistas, projeções econômicas: entendeu a semana?

Neste quiz, o 'Nexo' desafia seus conhecimentos sobre os fatos que marcaram os últimos dias

A recriação de um ministério e a aproximação entre o presidente da República e o grupo de deputados chamado centrão, a atualização das projeções do Banco Mundial para a economia brasileira e a prisão de mais um suspeito de se envolver no caso do assassinato de Marielle Franco. Esses são alguns dos fatos que marcaram a semana. Você conseguiu acompanhar tudo?

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar no entendimento do tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

Na tentativa de aumentar sua base política e contrariando suas promessas de campanha, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta semana a recriação de um ministério que havia sido extinto no governo Temer. Um deputado do chamado centrão foi nomeado para chefiar a pasta. De que ministério se trata?

Ministério do Desenvolvimento Agrário
Ministério das Comunicações
Ministério da Cultura

Na quarta-feira (10) as investigações dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes ganharam um novo capítulo com a prisão de Maxwell Simões Correia. Do que Maxwell é suspeito?

De ser o mandante do crime
De ter efetuado os disparos contra Marielle e Anderson
De ter ajudado a ocultar as armas utilizadas no crime

Na segunda-feira (8) o Banco Mundial divulgou um novo relatório com previsões para a economia global em 2020. Segundo o estudo, qual a projeção de queda para o PIB brasileiro neste ano?

5%
7,2%
8%

Vídeos e imagens de uma manifestação antirracista que ocorreu na cidade de Bristol, na Inglaterra, viralizaram nas redes sociais nesta semana. Durante o protesto, manifestantes derrubaram e lançaram no rio Avon uma estátua de Edward Colston que estava instalada sobre um pedestal no centro da cidade britânica. Quem foi Edward Colston?

Uma figura pública que ocupou uma cadeira no Parlamento e defendia a escravidão nas colônias britânicas
Um empresário que fez fortuna transportando mais de 100 mil escravos
Um militar inglês que lutou na guerra de secessão nos EUA ao lado dos Estados Confederados

A Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro decidiu nesta semana abrir processo de impeachment contra o governador Wilson Witzel. Após a publicação da decisão no Diário Oficial do estado, qual será o próximo passo do processo contra o governador?

A formação de uma Comissão Especial que irá avaliar as denúncias contra o governador
A convocação de Witzel ao plenário da assembleia para prestar esclarecimentos aos deputados
A convocação dos deputados para votar pela manutenção ou afastamento de Witzel no cargo

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.