Atos contra o racismo, testes para a vacina: entendeu a semana?

Neste quiz, o 'Nexo' desafia seus conhecimentos sobre os fatos que marcaram os últimos dias

A continuidade das manifestações que eclodiram após a morte de George Floyd nos Estados Unidos, os novos capítulos da tensão entre Poderes no Brasil e o vazamento do áudio do presidente da Fundação Palmares. Esses são alguns dos fatos que marcaram a semana. Você conseguiu acompanhar tudo?

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar no entendimento do tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

Pesquisas divulgadas nesta semana revelaram que as manifestações que eclodiram nos EUA após George Floyd, negro, ser morto por um policial branco em Minneapolis podem impactar o cenário das eleições presidenciais do país, marcadas para novembro. Qual das tendências a seguir foi revelada nas pesquisas?

Mais da metade dos entrevistados desaprovam a gestão de Trump
Dois terços dos entrevistados declararam que votarão em Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro
Mais da metade dos entrevistados acham que Trump está fazendo um bom mandato

Uma entrevista do procurador-geral da República, Augusto Aras, que foi ao ar na segunda-feira (1) adicionou um novo capítulo às tensões entre Executivo e Judiciário. A repercussão se deve ao fato de Aras ter reforçado a interpretação do artigo 142 da Constituição Federal defendida pelo presidente Jair Bolsonaro. O que poderia determinar o dispositivo constitucional segundo essa interpretação?

A possibilidade de o Presidente ser julgado por um eventual crime apenas após o término do mandato
A possibilidade de o Executivo não repassar recursos aos estados e municípios durante um cenário de crise
A possibilidade de uma intervenção das Forças Armadas para “garantia da ordem”

Os antifascistas, ou “antifa”, ganharam destaque no noticiário e nas redes sociais nesta semana após as manifestações ocorridas no domingo (31) em São Paulo e com as ameaças de Donald Trump, endossadas por Jair Bolsonaro, de tipificar sua atuação como terrorismo. Em linhas gerais, como podem ser definidos os “antifa”?

Militantes filiados a partidos de esquerda que apresentam reivindicações pelos canais institucionais da política
Militantes que apostam na ação política direta e geralmente rejeitam agremiações tradicionais
Militantes de um grupo de esquerda formado em 1968 na Alemanha

A Fundação Palmares voltou ao noticiário após vir à público um áudio em que seu atual presidente, Sérgio Camargo, chamou o movimento negro de “escória maldita”. Pedidos para seu afastamento do cargo se multiplicaram no decorrer da semana. Qual das informações a seguir sobre a Fundação Palmares é falsa?

Possui um prêmio literário dedicado a obras infantojuvenis que abordam o universo afro-brasileiro
Confere uma certidão que possibilita a regularização de terras quilombolas
Foi fundada durante o governo Lula

Nesta semana, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um procedimento que permitirá a realização de testes de uma das vacinas mais promissoras contra o novo coronavírus, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford, em voluntários brasileiros. Como funciona essa vacina?

O produto contém anticorpos desenvolvidos em laboratório capazes de proteger o organismo humano de uma eventual infecção pelo coronavírus
O produto contém uma quantidade de material genético do coronavírus incapaz de se reproduzir no organismo humano mas que desencadeia sua reação de defesa, protegendo-o de uma eventual infecção
O produto contém uma versão enfraquecida do vírus causador da ebola incapaz de se reproduzir no organismo humano mas que desencadeia a produção de anticorpos capazes de protegê-lo do novo coronavírus

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.