O uso de cloroquina, a acusação de Marinho: entendeu a semana?

Neste quiz, o 'Nexo' desafia seus conhecimentos sobre os fatos que marcaram os últimos dias

A revelação do empresário Paulo Marinho que adicionou novos capítulos à crise política do governo, a mudança no protocolo para uso da cloroquina em pacientes com a covid-19 e um novo perfil no Twitter que despertou protestos de pessoas ligadas ao governo. Esses são alguns dos fatos que marcaram a semana. Você conseguiu acompanhar tudo?

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar no entendimento do tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

O empresário Paulo Marinho atraiu os holofotes do noticiário desta semana devido a um relato que agravou ainda mais a crise política que ronda o governo federal. Qual foi a principal revelação feita por ele?

Uma possível ligação entre a Polícia Federal do Rio e o senador Flávio Bolsonaro no contexto do caso Queiroz
Uma possível prova de que Jair Bolsonaro teria contraído o novo coronavírus
Uma possível prova de que a saída de Moro do governo estaria relacionada a sua não indicação ao Supremo

Nesta semana, pesquisadores alertaram sobre o risco do estado de São Paulo enfrentar um quadro de “platô” da pandemia causada pelo novo coronavírus. O que representa esse quadro?

A diminuição no número de casos registrados após um pico
A manutenção das curvas de contágio e mortes em patamares elevados por um extenso período de tempo
O espraiamento da doença para todos os municípios do estado

Na quarta (20) o Ministério da Saúde publicou o novo protocolo para o uso da cloroquina no tratamento da covid-19. Segundo a nova orientação, em quais casos o medicamento pode ser prescrito por médicos?

Para pacientes que aguardam a confirmação do diagnóstico, como medida preventiva
Para pacientes em todos os estágios da doença, inclusive com sintomas leves
Apenas para pacientes hospitalizados com quadro grave

O perfil intitulado Sleeping Giants Brasil, criado para apoiar o combate às fake news, ganhou destaque o Twitter nesta semana gerando protestos de pessoas ligadas ao governo. Como se dá a atuação do perfil?

Por meio da divulgação e denúncia dos perfis que divulgam notícias falsas
Através do alerta a empresas sobre anúncios automáticos de suas marcas em sites que divulgam notícias falsas
Através da checagem de notícias falsas e posterior divulgação da checagem

Um presidente ganhou destaque no noticiário internacional ao anunciar a descoberta de um ‘elixir’ que supostamente pode curar a covid-19. De que país é o presidente?

Madagascar
Nicarágua
Laos

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

ESTAVA ERRADO: Na primeira versão deste quiz, uma das alternativas da primeira pergunta trocou o nome de Flávio Bolsonaro pelo de Eduardo Bolsonaro. A informação foi corrigida às 14h36 de 23 de maio de 2020.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.