Ir direto ao conteúdo

A saída de Teich, o vídeo do Planalto: entendeu a semana?

Neste quiz, o 'Nexo' desafia seus conhecimentos sobre os fatos que marcaram os últimos dias

A exibição sigilosa do vídeo de uma reunião ministerial no âmbito do inquérito que investiga as acusações de Sergio Moro contra Jair Bolsonaro, o pedido de demissão do ministro da Saúde antes de completar um mês no cargo, o início das inscrições para o Enem em meio a pedidos por seu adiamento. Esses são alguns dos fatos que marcaram a semana. Você conseguiu acompanhar tudo?

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar no entendimento do tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

Nelson Teich pediu demissão nesta sexta (15), apenas 28 dias após tomar posse como ministro da Saúde. Dentre os descompassos com o presidente da República, o que pode ser apontado como estopim para sua saída?

O pedido do presidente para alteração do protocolo do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina
A pressão para que Teich nomeasse militares para cargos dos ministério
Problemas com a importação de respiradores

Um vídeo exibido reservadamente para envolvidos do inquérito que investiga as acusações do ex-ministro Sergio Moro contra Bolsonaro mexeu com o noticiário político desta semana. Em linhas gerais, o que o vídeo pode conter?

Uma possível prova de que Bolsonaro testou positivo para a covid-19
Uma possível prova de que Moro seria indicado ao STF se continuasse no governo
Uma possível prova da interferência política de Bolsonaro na Polícia Federal

Até sexta-feira (15) apenas 12 países não haviam reportado nenhum caso de contaminação pelo novo coronavírus. Em qual das localidades abaixo não foram registrados casos da doença?

Barbados
Ilhas Salomão
São Vicente e Granadinas

Em meio a pressões para o adiamento, as inscrições para o Enem foram iniciadas nesta semana. Qual a principal crítica que se faz à manutenção do calendário do exame em meio à pandemia da covid-19?

A dificuldade na realização de reuniões do Ministério da Educação para a elaboração da prova
A desigualdade no acesso a aulas remotas e conteúdos pelos estudantes
A indefinição no calendário das universidades federais para o próximo ano letivo

A abolição da escravatura no Brasil é comemorada no dia 13 de maio, data da sanção da Lei Áurea pela Princesa Isabel. Em que ano foi abolida a escravidão no Brasil?

1824
1853
1888

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.