Ir direto ao conteúdo

O que você sabe sobre o expressionismo alemão no cinema? Faça o teste

Com o aniversário de 100 anos de ‘O gabinete do Dr. Caligari’, o ‘Nexo’ avalia seus conhecimentos sobre o movimento do século 20 que influencia diretores e gêneros cinematográficos até hoje

    Temas

    O lançamento do filme “O gabinete do Dr. Caligari” (1920) completou 100 anos na quarta-feira (26). Dirigido por Robert Wiene, o longa é considerado um dos principais exemplares do expressionismo alemão, movimento cinematográfico que durou do fim dos anos 1910 ao começo dos 1930.

    Na trama, o hipnotizador Dr. Caligari chega a uma cidade alemã acompanhado do sonâmbulo Cesare. Durante o dia, o doutor prevê a morte de espectadores de uma festa. À noite, as mortes de fato acontecem, o que coloca a dupla como os principais suspeitos dos crimes.

    Feito no pós-Primeira Guerra Mundial, “Caligari” tinha uma produção modesta: cenários eram desenhados à mão, a iluminação era fraca e os figurinos e maquiagens, exagerados. Tudo isso era, no entanto, usado a serviço da linguagem, que buscava o emocional por meio do sobrenatural e o onírico.

    O movimento, que herda características do expressionismo que despontava em outras artes, se fortaleceu no cinema graças a uma decisão política. Em 1916, o governo alemão baniu a exibição de filmes estrangeiros no país. Para continuar alimentando as salas de cinema, houve um crescimento na produção doméstica, que passou de 24 filmes por ano em 1914 para 130 em 1918.

    Nessa leva, muitos dos filmes produzidos eram dramas de costumes, assistidos por legiões em busca de distração da pobreza e da desordem do país. Novos cineastas como Friedrich Wilhelm Murnau, Fritz Lang, Georg Wilhelm Pabst e o próprio Robert Wiene puderam dirigir seus primeiros filmes. Eram filmes que discutiam problemas da época, abraçando o exagero do expressionismo como estética.

    Para Donny Correia, crítico de cinema e doutor em estética e história da arte, “Caligari” representa o primeiro momento de grande ruptura da história do cinema. “Foi o nascimento da importância autoral. Diferentemente do ‘star system’ do cinema americano, ele é sustentado menos pelo elenco e mais por seu arranjo estético”, afirma.

    Neste quiz, o Nexo testa seus conhecimentos sobre o movimento cinematográfico alemão. Vamos lá?

    Surgido na pintura no fim do século 19, de forma resumida, como os artistas expressionistas encaravam as suas criações?

    revelar o mundo a partir da subjetividade do artista
    revelar o mundo com objetividade
    revelar o mundo através de uma dramaticidade que se conectasse com a religiosidade

    O movimento cinematográfico é tido como resposta a qual elemento político da época?

    Falência econômica da Alemanha depois da Primeira Guerra Mundial
    Eleição de Hitler à presidência da Alemanha
    Ascensão dos EUA como potência mundial

    ‘Metrópolis’ (1927), um dos marcos do expressionismo no cinema, teve também influências de outras correntes artísticas do design e arquitetura. Quais foram elas?

    Cubismo e românica
    Fauvismo e barroco
    Futurismo e gótico

    Qual famoso monstro teve sua história adaptada por um cineasta da época, ainda que de forma velada?

    Frankenstein
    Drácula
    Homem Invisível

    Diretor de ‘Metrópolis’, Fritz Lang seria convocado pelo ministro da Propaganda nazista Joseph Goebbels após dirigir outro filme, posterior ao movimento expressionista, em que atacava subliminarmente Adolf Hitler. O que Goebbels pediu ao cineasta?

    que o diretor se retratasse ou seria enviado a um campo de concentração
    que o diretor presidisse a produção cinematográfica do partido
    que o diretor entregasse colegas ou seria impedido de produzir novos filmes

    Qual fator é um dos principais para o fim do expressionismo alemão?

    Quando os principais diretores do movimento morreram
    Quando o nazismo foi derrotado
    Quando a moeda alemã se estabilizou

    Qual cineasta moderno foi explicitamente influenciado pelo movimento alemão?

    Tim Burton
    Oliver Stone
    Pedro Almodóvar

    O terror é uma das principais heranças do expressionismo alemão. Qual outro gênero cinematográfico também tem uma dívida com o movimento?

    Whodunnit (do inglês, Quem matou?), ou filmes de detetive
    Western Spaghetti
    Noir

    Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Continue sua leitura

    Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: