Ir direto ao conteúdo

O que você sabe sobre Charles Darwin? Faça o teste

Neste quiz, o ‘Nexo’ avalia seus conhecimentos sobre o autor de ‘A origem das espécies’ e a sua trajetória

Naturalista, geólogo e biólogo, Charles Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809 na cidade de Shrewsbury, no Reino Unido. Autor de “A origem das espécies” (1859), no qual apresentou a chamada teoria da evolução, deu explicações sobre a vida e a diversidade na Terra, revolucionando a ciência e o modo como nos vemos no mundo.

Ainda criança, Darwin mostrava interesse pelas ciências naturais, colecionando besouros, abrindo insetos e alimentando o fascínio por flores e animais. Nascido de uma família anglicana, quase se tornou clérigo no início da juventude. Mais interessado na pesquisa, contudo, aos 22 anos embarcou no navio HMS Beagle, em uma viagem na qual conheceria outros continentes e abraçaria sua vocação para cientista.

“(...) enquanto este planeta segue girando conforme as leis da gravidade, as mais belas e maravilhosas formas orgânicas evoluíram e continuam a evoluir de acordo com um princípio tão simples como o aqui exposto”

Charles Darwin

no livro “A origem das espécies”, de 1859

Após a excursão no Beagle, Darwin chegou às primeiras conclusões que, anos depois, deram origem a seu mais famoso livro, “A origem das espécies”. A obra mostra como, por meio de um mecanismo chamado de seleção natural, os seres vivos mais aptos sobrevivem e se reproduzem em algum ambiente, e as espécies se diversificam de geração em geração. A teoria dá conta da diversidade de animais em diferentes regiões e da evolução das espécies ao longo do tempo.

Ao longo da vida, Darwin estudou milhares de espécies, escreveu trabalhos sobre biologia e botânica e foi interlocutor de uma série de pesquisadores relevantes em sua época. Acumulou inimigos, principalmente na Igreja, mas inspirou e inspira cientistas até hoje, que em homenagem a sua inovação e incansável curiosidade criaram o chamado Dia Internacional de Darwin no dia de seu aniversário.

Darwin foi casado com Emma Darwin, sua prima, com quem teve 10 filhos. Muito doente ao longo da vida, morreu aos 73 anos, em 1882, com uma doença no coração. Neste quiz, o Nexo faz oito perguntas sobre o cientista e sua principal obra. O que você sabe sobre ele?

Qual a formação de Charles Darwin?

Artes
Medicina
Biologia

Quais continentes Darwin explorou quando viajou no Beagle?

África, América do Sul, Oceania
África, Oceania, Ásia
América do Norte, América do Sul, África

A teoria de Darwin foi inspirada por autores que estudaram uma série de temas das ciências naturais e outras disciplinas. Qual destes autores NÃO influenciou a obra darwiniana?

Charles Lyell
Thomas Malthus
Gregor Mendel

Após a viagem no Beagle, quanto tempo Darwin levou para publicar a primeira versão de “A origem das espécies”?

3 anos
11 anos
23 anos

Qual foi o papel de Alfred Russell Wallace para Darwin?

Ele era seu filho mais velho
Ele chegou à teoria da evolução ao mesmo tempo em que Darwin
Ele foi mentor de Darwin e corrigiu sua obra

O que é VERDADEIRO sobre a recepção de “A origem das espécies”?

A comunidade científica relutou em aceitá-lo
A primeira edição do livro esgotou no primeiro dia
A imprensa inglesa boicotou o livro de Darwin

Qual a relação de Darwin com a religião ao fim da vida?

Ele se torna ateu
Ele se torna agnóstico
Ele continua anglicano

Após “A origem das espécies”, como foi a atuação profissional de Darwin?

Ele publicou um grande livro, expandindo o primeiro trabalho
Ele fez uma nova viagem à América do Sul, onde estudou insetos
Ele investigou a descendência dos seres humanos

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

NOTA DE ESCLARECIMENTO: A primeira versão deste texto afirmava que Darwin e Alfred Russell Wallace haviam iniciado uma parceria em 1858. A frase é imprecisa, pois a aproximação dos cientistas ficou restrita a um trabalho assinado em conjunto, de cuja publicação Wallace não participou ativamente — não se tratou, portanto, de uma parceria. O texto foi reformulado às 14h52 de 12 de fevereiro de 2020.

ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste texto afirmava que o primeiro esboço de “A origem das espécies” foi feito por Darwin em 1942, quando na verdade foi em 1842. O texto foi corrigido às 11h19 de 13 de fevereiro de 2020.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!