Ir direto ao conteúdo

O que você sabe sobre o Brexit? Faça o teste

Neste quiz, o ‘Nexo’ avalia seus conhecimentos sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, desde a votação em 2016 até o início do processo no fim de janeiro de 2020

O Brexit, o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, está marcado para ter início nesta sexta-feira (31), após uma série de adiamentos, recuos e crises que marcaram a política britânica desde a aprovação por plebiscito em junho de 2016.

A transição até a saída definitiva deve durar até 31 de dezembro de 2020, segundo as regras propostas pelo atual premiê, Boris Johnson. Um dos principais embaixadores do Brexit e líder do Partido Conservador, Johnson tornou-se primeiro-ministro em julho de 2019 e foi reeleito em dezembro, ganhando força política para fazer uma saída dura e superar embates que vinha tendo há meses com o Parlamento.

52%

dos britânicos disseram “sim” para o Brexit em plebiscito em 2016

A escolha pelo Brexit aconteceu em 2016, quando pouco mais da metade da população britânica optou por deixar a União Europeia, um dos mais poderosos e abrangentes blocos econômicos do mundo, do qual o Reino Unido fazia parte desde 1973. Uma série de fatores levou ao resultado, entre eles o nacionalismo, o aumento da desigualdade no país e um sentimento geral de nostalgia por um passado anterior à integração.

Apesar da decisão popular, por anos os políticos britânicos não conseguiram chegar a um acordo sobre a melhor forma de fazer o desligamento. Impasses sobre perdas econômicas do Reino Unido com a saída do bloco e o futuro das Irlandas foram alguns dos temas tratados nos últimos anos. A vitória do Brexit em 2016 também foi acusada de ter sido movida por uma campanha de fraude e desinformação.

Neste quiz, o Nexo faz 10 perguntas sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, desde a campanha anterior à votação em 2016 até janeiro de 2020. O que você sabe sobre esse processo?

Desde que os britânicos decidiram por plebiscito a favor do Brexit, quantos primeiros-ministros deixaram o cargo?

Um
Dois
Três

Qual político britânico se tornou ilustre defensor da saída do bloco, ganhando até a alcunha de Mr. Brexit?

Nigel Farage
Jeremy Corbyn
David Cameron

O Brexit venceu com 52% dos votos dos britânicos, mas o resultado foi diferente em cada um dos países que formam o Reino Unido. Quais deles votaram majoritariamente para permanecer na União Europeia?

Escócia e Irlanda do Norte
Irlanda do Norte e País de Gales
Inglaterra e Escócia

A campanha pelo Brexit foi marcada por uma série de fake news que teriam influenciado a opinião pública para as votações. Qual das opções traz uma notícia falsa que circulou na época e teve grande repercussão?

O gasto dos britânicos com a União Europeia era de 350 milhões de libras semanais
A Tunísia estava para entrar na União Europeia
A saída da União Europeia levaria a uma queda de 30% nos preços de alimentos e bebidas

Em qual país há debates sobre a possibilidade de deixar o Reino Unido por causa do Brexit?

Irlanda do Norte
Escócia
País de Gales

Entre algumas das decisões polêmicas do primeiro-ministro Boris Johnson, uma foi considerada ilegal pela Suprema Corte britânica. Que decisão foi essa?

Suspender o Parlamento para facilitar um Brexit sem acordo de transição com a União Europeia
Exonerar deputados do Partido Trabalhista para aprovação do Brexit
Comprar o voto de deputados que estavam indecisos quanto aos termos de transição para encerrar o Brexit

Quando deixar o bloco europeu em 31 de janeiro de 2020, qual será o status do Reino Unido em relação à União Europeia?

Abandona todas as responsabilidades políticas e econômicas previstas aos membros do bloco
Abandona maior parte das responsabilidades, mas mantém isenções fiscais sobre bens trocados com o bloco
Continua membro do bloco durante um período de transição

Para finalizar o processo de saída, o Reino Unido precisará custear um acordo financeiro, popularmente chamado de “conta de divórcio”. Qual é o valor estimado dessa dívida?

900 milhões de libras
30 bilhões de libras
150 bilhões de libras

A campanha pró-Brexit foi acusada de fraude, caixa 2 e uso ilegal de dados. Qual empresa está no centro das acusações?

Tencent
WhatsApp
Cambridge Analytica

Um dos principais impasses para o prosseguimento do Brexit foi a fronteira da Irlanda do Norte com a República da Irlanda, que não faz parte do Reino Unido. Como ficaram definidas as fronteiras entre as duas partes?

Sem fronteiras
Fronteiras parciais, com alguns bens como saúde e segurança sem taxas
Fronteiras totais

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Estava errado: a décima questão na primeira versão desse texto dizia que a Irlanda do Norte não fazia parte do Reino Unido. Na verdade, quem não faz parte é a República da Irlanda. A resposta também estava com os nomes trocados. A informação foi alterada às 13h56 do dia 29 de janeiro de 2020.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!