Ir direto ao conteúdo

Referência nazista, Brasil na OCDE: entendeu a semana?

Neste quiz, o 'Nexo' desafia seus conhecimentos sobre os fatos que marcaram os últimos dias

Um secretário do governo Bolsonaro usou referências nazistas em um pronunciamento oficial, a embaixada americana confirmou o apoio à adesão do Brasil ao “clube dos ricos” e novas mortes por intoxicação foram confirmadas em Minas Gerais. Você conseguiu acompanhar tudo?

Neste interativo, coloque à prova seu conhecimento do noticiário. Todas as respostas apresentam um conteúdo do Nexo que pode ajudar a entender melhor o tema, caso você tenha perdido alguma coisa.

Em vídeo publicado no Twitter, o Secretário Especial da Cultura, Roberto Alvim, copiou trechos do discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista. A publicação causou indignação nas redes sociais e culminou na demissão de Alvim na sexta (17). Qual a temática do pronunciamento?

O lançamento do Prêmio Nacional das Artes
A revogação da Lei Rouanet
A reinauguração do Museu Nacional

A embaixada dos Estados Unidos em Brasília afirmou na terça (14) que o país vai apoiar o ingresso do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Sob qual governo o Brasil apresentou o pedido formal de adesão ao bloco?

Dilma
Temer
Bolsonaro

Uma quarta vítima fatal foi registrada por suspeita de contaminação em Minas Gerais nesta semana. Até agora, são pelo menos 18 casos suspeitos. O dietilenoglicol, substância química responsável pela intoxicação, foi encontrado em qual produto?

Leite
Cerveja
Refrigerante

Nesta terça (14), o secretário especial de Previdência e Trabalho anunciou que implementará uma nova força-tarefa no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para tentar acabar com a fila de pedidos de benefícios feitos à autarquia. NÃO está entre as principais medidas previstas pelo plano:

Contratação de 7 mil militares para ajudar na análise de requerimentos
Realização de uma perícia para se reavaliar o afastamento de funcionários do INSS
Aumento da jornada de trabalho dos funcionários da autarquia para 50 horas semanais

O relatório anual da ONG Human Rights Watch, que faz um balanço sobre a situação dos direitos humanos ao redor do mundo, foi lançado nesta terça (14). Qual país recebeu o maior destaque do relatório, por “promover abusos sistemáticos contra os direitos humanos da sua população”?

China
Venezuela
Brasil

Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!