Entendeu 2019? Teste seus conhecimentos sobre o ano que passou

Dos vazamentos que questionaram a Lava Jato à cantora que abrasileirou um hit e acabou virando meme, saiba o que você conseguiu guardar do ano que termina

O ano que se encerra foi marcado por tensões internas e externas. Sob um novo governo, os brasileiros vivenciaram a votação de uma reforma da Previdência no Congresso, os protestos de rua contra o congelamento de verbas da educação e os vazamento de informações que puseram em xeque a maior operação anticorrupção do país.

O país também foi centro das atenções internacionais por questões ambientais. O desmatamento da Amazônia teve um aumento recorde e um vazamento de óleo tomou o litoral do Nordeste.

Em Minas, o rompimento de uma barragem da Vale deixou centenas de mortos em Brumadinho, repetindo, agora com mais vítimas fatais, a lama de Mariana de dois anos antes.

Também foi um ano de mortes de personagens relevantes da TV brasileira, nomes como o apresentador Gugu Liberato, a jornalista Ricardo Boechat e a atriz Fernanda Young.

Pelo mundo, a América do Sul viveu crises em sequência. No EUA, Donald Trump enfrentou um processo de impeachment. Na Europa, governos tiveram dificuldades em formar maiorias. Além disso, um dos principais símbolos religiosos do continente queimou num incêndio.

Deu para guardar bastante coisa de 2019? Selecionamos alguns acontecimentos relacionados a cultura, ciência, política, economia e esporte para você avaliar o que absorveu do ano que termina. Boa sorte!

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: