Ir direto ao conteúdo

O que Blade Runner previu sobre a tecnologia de 2019?

Neste quiz, o ‘Nexo’ testa seus conhecimentos sobre o que o filme de ficção científica lançado em 1982 imaginou para 2019

A trama do filme “Blade runner: O caçador de androides” (1982) começa em novembro de 2019 e imagina uma Los Angeles em um futuro distópico em que miséria, vigilância e perseguição são máximas de uma sociedade consumista. No clássico da ficção científica dirigido por Ridley Scott, as ruas, apartamentos e roupas são escuras enquanto os anúncios de marcas reais como Coca-Cola, Pan Am e Atari brilham em fortes cores neon.

Nesse mundo caótico, Harrison Ford interpreta Rick Deckard, um blade runner, nome dado aos responsáveis por caçar androides. Chamados de replicantes, os androides do universo do filme são seres criados pela bioengenharia, com capacidades físicas que lembram as de um ser vivo.

Entre os temas que fazem parte da narrativa, “Blade runner” aborda a intolerância contra grupos marginalizados, debate que já se fazia presente na época e se tornou mais acentuado no século 21. Além disso, o filme prenunciou diversas tecnologias que seriam desenvolvidas nas décadas seguintes.

Neste quiz, o Nexo traz oito inovações tecnológicas e pergunta se elas aparecem no filme de 1982, são uma realidade em 2019 ou se estão presentes em ambos. Você sabe diferenciar?

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!